Início do conteúdo

Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB)

P

A Fiocruz tem papel estratégico na Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em saúde no país, desde a formulação de políticas públicas até a entrega final de bens medicamentosos, diagnósticos e processos de saúde, sempre com valor agregado para a sociedade.

Nesse contexto, a Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) é responsável pelas diretrizes da pesquisa institucional. Cabe à VPPCB investir em CT&I para a geração de conhecimento e para a formação e qualificação de recursos humanos em saúde, através de editais de concorrência para projetos e bolsas de pesquisa, além de contribuir para a consolidação do Plano Institucional de Indução à Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PCTIS).

O PCTIS é caracterizado por uma política mais integradora, alinhando a indução ao fomento e gestão de iniciativas empreendedoras, em consonância com as temáticas estratégicas vinculadas à agenda de prioridades institucionais, considerando o perfil atual de saúde e do desenvolvimento da sociedade brasileira. Ele está estruturado em três eixos, principais:

:: Geração e difusão do conhecimento de excelência
:: Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (PIDTS)
:: Desenvolvimento do Parque Tecnológico Institucional (por Redes de Plataformas)

Destaques

"A discussão sobre plataformas é estratégica para a Fiocruz porque elas são fundamentais na parte científica e tecnológica de quase todos os nossos grupos de pesquisa”, afirmou Rodrigo Correa.

Mulher segura cartaz com tema do seminário: innovation (em inglês)

Gerente de Open innovation para América Latina da Accenture no Brasil, Paulo Costa traz como proposta apresentar novos modelos de atuação em empreendedorismo em startups na melhoria de um ecossistema institucional

Gestores da Fiocruz sentados na mesa de abertura da Câmara Técnica de pesquisa

Com a presença de representantes da área de pesquisa das unidades da Fundação Oswaldo Cruz de todo o país, a Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) promoveu evento em Manguinhos (RJ)

Mesa da 13ª Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (COP-13/CDB)

A assessora da Vice-Presidência de Pesquisa e de Coleções Científicas Manuela da Silva representou a Fundação Oswaldo Cruz na delegação brasileira que participou da 13ª Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (COP-13/CDB)

Pesquisador escrevendo
Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica
Montagem com papagaio, DNA, molusco e outras imagens que fazem referências a organismos vivos
O uso da biodiversidade nativa em pesquisas precisa de autorização e de atenção a uma série de protocolos. Fiocruz participa do conselho que formula procedimentos na área
Pessoa lendo notícias no tablet
Acompanhe o histórico das notícias da Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB)

Voltar ao topoVoltar