17/03/2025
Isabelle Resende (VPPCB/Fiocruz)
O Programa de Pesquisa Translacional (PPT), vinculado à Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) da Fiocruz, realizou, no dia 11 de março de 2025, o webinar "Estratégias para controle da infecção por Leishmania spp. utilizando toxinas de serpentes", promovido pela Rede Fio-Leish e disponível no canal da Fiocruz no Youtube. O evento contou com a participação do renomado pesquisador Roberto Nicolete, da Fiocruz Ceará, que apresentou estudos recentes e inovadores sobre o potencial das toxinas de serpentes no combate à leishmaniose.
O webinar foi conduzido por um dos coordenadores do Fio-Leish, Eduardo de Castro Ferreira e mediado pelo pesquisador Fábio Formiga, que falaram sobre os desafios e avanços no controle da doença.
A leishmaniose, uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Leishmania, continua a ser um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Diante disso, a busca por novas estratégias terapêuticas e de controle é essencial. Nesse contexto, as toxinas de serpentes emergem como uma fonte promissora de moléculas bioativas, capazes de modular a resposta imune e inibir a proliferação do parasito.
O encontro foi uma oportunidade única para pesquisadores, profissionais de saúde e interessados no tema conhecerem os avanços científicos na área, e, discutirem perspectivas futuras para o desenvolvimento de novas abordagens no controle da leishmaniose.
Para mais informações, acesse o canal da Fiocruz no Youtube