Início do conteúdo

Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB)

P

A Fiocruz tem papel estratégico na Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em saúde no país, desde a formulação de políticas públicas até a entrega final de bens medicamentosos, diagnósticos e processos de saúde, sempre com valor agregado para a sociedade.

Nesse contexto, a Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) é responsável pelas diretrizes da pesquisa institucional. Cabe à VPPCB investir em CT&I para a geração de conhecimento e para a formação e qualificação de recursos humanos em saúde, através de editais de concorrência para projetos e bolsas de pesquisa, além de contribuir para a consolidação do Plano Institucional de Indução à Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PCTIS).

O PCTIS é caracterizado por uma política mais integradora, alinhando a indução ao fomento e gestão de iniciativas empreendedoras, em consonância com as temáticas estratégicas vinculadas à agenda de prioridades institucionais, considerando o perfil atual de saúde e do desenvolvimento da sociedade brasileira. Ele está estruturado em três eixos, principais:

- Geração e difusão do conhecimento de excelência

- Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (PIDTS).

- Desenvolvimento do Parque Tecnológico Institucional (por Redes de Plataformas) 

 

Destaques

Ilustração em 3D de células cancerígenas

No simpósio serão apresentadas as ações executadas em 2016 e as iniciativas de projetos em andamento, com foco em ações de estruturação da rede, formação de recursos humanos e captação de recursos de fomento à pesquisa e infraestrutura.

Gestores da Fiocruz sentados na mesa de abertura da Câmara Técnica de pesquisa

Com a presença de representantes da área de pesquisa das unidades da Fundação Oswaldo Cruz de todo o país, a Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) promoveu evento em Manguinhos (RJ)

Evento discutiu as principais questões que afetam a atividade científica. Desafios da ciência no Brasil e financiamento foram temas abordados nos dois primeiros dias

Mesa da 13ª Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (COP-13/CDB)

A assessora da Vice-Presidência de Pesquisa e de Coleções Científicas Manuela da Silva representou a Fundação Oswaldo Cruz na delegação brasileira que participou da 13ª Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (COP-13/CDB)

RFPC
Pesquisador escrevendo

Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica

Acesso ao patrimônio genético
Montagem com papagaio, DNA, molusco e outras imagens que fazem referências a organismos vivos

O uso da biodiversidade nativa em pesquisas precisa de autorização e de atenção a uma série de protocolos. Fiocruz participa do conselho que formula procedimentos na área

Mais notícias
Pessoa lendo notícias no tablet

Acompanhe o histórico das notícias da Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB)

Voltar ao topoVoltar