Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz participa de encontro, em Pernambuco


10/10/2024

Comunicação VPPCB

Compartilhar:


A Rede de Plataformas Tecnológicas (RPT) da Fiocruz, ligada à Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), participou do I Encontro da Rede de Plataformas Tecnológicas Fiocruz – Norte e Nordeste, nos últimos dias 2 e 3 de outubro. O evento foi sediado no Instituto Aggeu Magalhães (IAM), na Fiocruz Pernambuco, e teve o tema Plataformas Multiusuário/ Infraestrutura para Pesquisa. O objetivo foi discutir com a comunidade cientifica local a necessidade de acesso a infraestrutura de pesquisa por meio de plataformas multiusuários. 

O encontro contou com o diretor da unidade, o Vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Serviços de Referência do IAM, Manoel Sebastião da Costa Lima, e representantes das universidades, do Centro Tecnológico de Estratégias do Nordeste (Cetene) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). 

"Esse primeiro encontro tem uma importância muito grande. Ele vai permitir uma aproximação entre as plataformas no sentido de trabalhos complementares, de se conhecerem, pois é um ponto importante, as plataformas se conhecerem e a gente fazer com que essas duas regiões (norte e nordeste) se comuniquem e se aproximem mais. Esse primeiro encontro, é o primeiro de muitos. E que a gente vai é aprofundar isso cada vez mais. É nessa atividade de plataforma, tanto dentro da Fiocruz quanto entre as instituições de ensino, de pesquisas, como as universidades, os institutos. E isso vai fazer com que a gente se integre mais o trabalho entre as plataformas é da Fiocruz. Então vai ser muito importante a gente fazer esse trabalho, fazer essa discussão, fazer esse aprofundamento", destacou Manoel Sebastião da Costa Lima.

Além destes, a equipe de gestão da RPT Fiocruz também esteve presente contribuindo com a organização e discussões relacionadas a experiência de estruturação de plataformas tecnológicas e os desafios para manutenção inovação contínua da Rede.

"O evento teve uma particularidade que foi muito importante, muito diferente de todos os outros: a oportunidade da gente é fazer uma integração na região, que está muito a relacionada a nossa missão da rede. E outro ponto muito positivo foi a possibilidade da gente conversar, de ouvir e ter mesas para discutir junto com universidades, como a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade de Pernambuco, o Cetene e também ter contado com a participação da Facepe. Acho que isso tudo agregou muito valor, além de, é óbvio, da nossa oportunidade de interação entre todas as plataformas da nossa rede localizadas no na região norte e nordeste", concluiu Cássia Dias Pereira, Coordenadora da RPT da Fiocruz.

Já para a representante técnica do Núcleo de Plataformas Tecnológicas do IAM/Fiocruz Pernambuco, Cássia Docena, a iniciativa possibilitou ampliação dos contatos para pesquisadores locais.   

"O evento da Rede de Plataformas Tecnológicas Norte e Nordeste foi uma grande oportunidade para os pesquisadores da casa e também das universidades locais aqui de Pernambuco, conhecerem e ampliarem o seu networking através da divulgação da RPT. Com isso, o encontro cumpriu o seu papel, mostrando como a rede de plataformas tecnológicas da Fiocruz é muito importante, principalmente para os estados do nordeste".

O segundo dia foi dedicado as plataformas da Rede Fiocruz RPT localizadas no norte e nordeste, o objetivo foi apresentar as tecnologias disponíveis em cada região, aumentar a sinergia entre os grupos e entender as demandas dos usuários dos territórios onde as plataformas estão inseridas e pensar juntos sobre a melhor forma de captar recursos em editais de forma conjunta.

O encontro foi encerrado com homenagens prestadas pela direção da Fiocruz-PE a Cássia Dias Pereira (RPT/Fiocruz) e às integrantes do NPT/IAM, Cássia Docena, Karina Lidiane Alcântara Saraiva e Viviane do Carmo Vasconcelos de Carvalho. Todas receberam placas em reconhecimento pela “dedicação, contribuição e excelência no desempenho de suas funções e no compromisso com as Plataformas Tecnológicas e a pesquisa científica”.

Assista a matéria com entrevistas exclusivas para o YouTube da Fiocruz:

Voltar ao topoVoltar