Doenças que estão sempre presentes em uma determinada região e população. Exemplos de doenças endêmicas no Brasil: leishmaniose, dengue e doenças do coração.
Área da saúde que estuda como as doenças se distribuem pelas regiões e seus fatores de risco na população ao longo do tempo.
Profissional de saúde que usa os conhecimentos de epidemiologia para planejar, executar e avaliar ações de prevenção, controle e tratamento de doenças.
Declaração feita pelos governos ou autoridades durante desastres naturais, epidemias e outras emergências que afetem o bem-estar da população. Declarar estado de emergência permite que as autoridades tomem medidas extras para proteger a população, como fechar o comércio e transferir recursos de uma área para a outra.
Ciência que se dedica a coletar, organizar, analisar e interpretar dados. Por meio de cálculos e gráficos, a estatística procura explicar e prever com que frequência certos eventos podem acontecer. Em uma pandemia, a estatística ajuda a prever se os casos de uma doença irão aumentar ou diminuir em uma região e tempo específicos. Esses dados ajudam os governos e as autoridades a adotarem medidas para conter a transmissão da doença.
Os termos foram simplificados a partir do Glossário de Covid-19 da Fiocruz Bahia (Rede CoVida).
Especialista em Linguagem Simples: Liana Paraguassu
Ilustrações: Sérgio Magalhães
Tradução para Libras: Bruno Ramos e Paulo Morais (tradução feita para o aplicativo FioLibras)