O Programa PMA, por meio de suas Redes temáticas, têm o objetivo de induzir a realização de pesquisas aplicadas no campo das políticas públicas e modelos de atenção e gestão à saúde, além de incentivar a cultura colaborativa na produção de conhecimento e de soluções criativas em saúde pública.
As Redes têm por dinâmica incentivar trocas de conhecimento científico por meio de atividades coletivas, realizadas com a comunidade acadêmica, os trabalhadores da gestão e dos serviços de saúde e a sociedade civil, durante todo o percurso das pesquisas.
Para tanto, a gestão do Programa realiza o acompanhamento técnico-científico e administrativo-financeiro periódico, assim como outras ações de apoio, descritas nas Diretrizes e procedimentos para o funcionamento das Redes de Pesquisas no PMA.
A Rede PMA – APS (2020 – 2023) é composta por 20 projetos de pesquisa aprovados pelo Edital PMA 2020. Confira as Edições dos Boletins Informativos da Rede:
Já a Rede PMA – Acesso (2015-2020) foi composta por 19 projetos de pesquisa aprovados pelo Edital PMA 2015, sendo 14 deles com financiamento da própria VPPCB e 5 deles com financiamento e parceria da Vice-Presidência de Atenção, Ambiente e Promoção da Saúde (VPAAPS).
Pesquisadores que tenham interesse em compartilhar suas pesquisas e iniciativas acerca dos desafios de traduzir os seus resultados e torná-los parte de uma agenda de saúde, o Programa PMA está aberto para debates. Entre em contato por meio do endereço pma@fiocruz.br.
Conheça alguns dos projetos da Rede PMA Acesso, por meio dos vídeos e sinopses das pesquisas produzidos com apoio do Programa: