As Redes de pesquisas têm por dinâmica incentivar trocas de conhecimento técnico-científico entre a comunidade científica, a gestão dos serviços de saúde e a sociedade civil, por meio de reuniões, seminários, construção de instrumentos de comunicação, acompanhamento periódicos dos projetos, entre outras ações.
No âmbito do Programa, a Rede PMA tem o objetivo de induzir a realização de pesquisas aplicadas no campo das políticas públicas e modelos de atenção à saúde, além de incentivar a cultura colaborativa na produção de conhecimento e de soluções criativas em saúde pública.
A Rede PMA – Acesso (2015-2020) foi composta por 19 projetos de pesquisa aprovados pelo Edital PMA 2015, sendo 14 deles com financiamento da própria VPPCB e 5 deles com financiamento e parceria da Vice-Presidência de Atenção, Ambiente e Promoção da Saúde (VPAAPS).
Já a Rede PMA – APS se inicia em 2020 com 20 projetos de pesquisa aprovados pelo Edital PMA 2020.
Os pesquisadores interessados em compartilhar suas pesquisas e iniciativas acerca dos desafios de traduzir os resultados das pesquisas e torná-los parte de uma agenda de saúde. O programa PMA está aberto para debates, contato por meio do endereço pma@fiocruz.br.
Os projetos de pesquisa podem ser admitidos no PMA por meio de edital Institucional. O financiamento dos projetos provém de recursos do orçamento da VPPCB/Fiocruz oriundos do Tesouro Nacional. Todos os projetos participantes do PMA, integrarão uma rede temática e deverão possuir parceria com Instituições Nacionais e /ou Internacionais e com Organizações Civis a fim de promover uma cooperação acadêmica e social, compartilhamento de informações e ampla divulgação dos resultados das pesquisas aos diversos públicos.
Parceria com Reino Unido para pesquisas sobre os Impactos Sociais e Zika: Gerenciamento de 4 projetos aprovados pelo Edital Institutional Links ZikaV em parceria com Fiocruz/ Fundo Newton / British Council;
Participação na Rede Ciências Sociais & Zika coordenada pela Fiocruz;
Elaboração, publicação e divulgação dos seguintes materiais:
Participação de GT “Avaliação do Impacto das Pesquisas” do Observatório em Ciência, Tecnologia Inovação em Saúde”;
Parceria com (a) IHMT/Universidade Nova Lisboa/ Zulmira Hartz (b) CIHR/Canadian Institute of Health Research/Louise Potvin nas redes de pesquisa;
Identificação e discussão de outros modelos e metodologias internacionais: Canadá, Holanda, Austrália, Reino Unido, União Europeia;
Formulação de instrumentos de gestão de pesquisa elaborados a partir de estudos dos modelos e metodologias desenvolvidas por agências internacionais tais como: Nacional Co Cordenation Public Engagement (NCCPE), Canadian Institutes of Health Research(CIHR / KT) Responsable Research & Innovation ( RRI/Tools), Knowledge translation Australia, Australian Academy of Science.
Email: pma@fiocruz.br
Telefone: (21) 3885-1891 e 3885-1696
Isabela Soares Santos: Coordenadora Geral (isantos@ensp.fiocruz.br)
Roberta Argento Goldstein: Coordenadora Adjunta (roberta.goldstein@fiocruz.br)
Rosane Marques de Souza: Gerente de projetos (rosane.souza@fiocruz.br)
Glória Maria dos Santos Rodrigues: Analista Administrativo (gloria.rodrigues@fiocruz.br)
Beatriz da Costa Soares: Analista de Monitoramento (beatriz.soares@fiocruz.br)
Isabella Koster: Coordenadora de Disseminação Científica (isabella.koster@fiocruz.br)
Campus Fiocruz Manguinhos. Castelo Mourisco, salas 109 e 110 (1º andar) e 13 (térreo). Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos – CEP: 21.040-900.