Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Segurança do paciente e saúde do trabalhador

Segurança do paciente e saúde do trabalhador

Os elementos deste eixo estão fortemente imbricados, sendo o elevado índice de contaminação de profissionais de saúde um problema altamente relevante no enfrentamento da covid19, com importantes repercussões sobre a segurança dos pacientes. Duas áreas decisivas para responder aos desafios colocados são a qualidade do cuidado em suas diferentes dimensões e a segurança/saúde do trabalhador em saúde. Pensar a saúde destes profissionais implica considerar o quadro de crescente precarização e flexibilização das relações de trabalho no SUS.

O adoecimento inerente ao trabalho em saúde pelo contato com o sofrimento e a finitude da vida se soma aos riscos de contaminação. As ações estratégicas da qualidade do cuidado e da segurança/saúde do trabalhador incluem a adesão aos protocolos de manejo clínico, o uso de protocolos de segurança do paciente, as estruturas e processos destinados a proteger pacientes e profissionais de saúde da disseminação do Covid19 no interior dos serviços de saúde e a avaliação e monitoramento do risco de profissionais de saúde pós-exposição ao COVID 19.

Neste componente especificamente, espera-se desenvolver mecanismos de captura de dados, em curto prazo, acerca da infecção pelo coronavírus de profissionais de saúde na rede de serviços, buscando apreender padrões de adoecimento, os efeitos sobre a estrutura de oferta dos serviços, bem como identificar estratégias de cuidado integral à saúde dos trabalhadores.

Voltar ao topoVoltar