Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Cenários epidemiológicos

Cenários epidemiológicos

O eixo Cenários Epidemiológicos, tem como objetivos: 1) permitir o acompanhamento permanente da evolução da pandemia no Brasil; 2) estimar a velocidade de espalhamento da epidemia; 3)avaliar e propor medidas populacionais de contenção ou de diminuição da velocidade de propagação; 4) contribuir para a alocação de recursos dos serviços de saúde, baseada na estimativa do número de casos graves.

As diferentes metodologias e fontes de dados utilizadas podem apresentar diferentes resultados. A avaliação conjunta e a busca de consensos é, portanto, indispensável.

Sistemas de Monitoramento

Visa disseminar dados sobre a pandemia de Covid-19 em forma de fácil compreensão e que possibilite a comparação de tendências. Além de dados de casos e óbitos por coronavírus, permite cruzar as estatísticas com as medidas de isolamento e informações relativas ao trânsito, leis e decretos relacionados.

 

Responsáveis: LIS/ICICT/Fiocruz em cooperação com a Plataforma de Ciência de Dados Aplicada à Saúde (PCDAS) e Coordenação de Geomática do IBGE. 

 

O sistema Infogripe apresenta dados sobre internação hospitalar por casos graves (Síndrome Respiratória Aguda Grave). O grupo produz análises periódicas sobre a pandemia com estimativas de risco de espalhamento da Covid-19 nos estados brasileiros e avaliação da vulnerabilidade socioeconômica nos municípios.

 

Responsáveis: Procc/Fiocruz em cooperação com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

A plataforma permite que o usuário visualize os dados atuais, a evolução dos casos e óbitos por Covid-19, em forma de gráfico e mapa por estados e municípios. O modelo SIR permite prever o número de casos nos próximos dias em todos os estados no Brasil. 

 

Responsáveis: Rede CoVida, formada pelo Cidacs/Fiocruz Bahia e Universidade Federal da Bahia (UFBA)

 

Transmissões do Observatório

Primeiro encontro do ciclo de debates do Observatório discute os cenários epidemiológicos da Covid-19 no Brasil, tendências e impactos na sociedade.

Situação nas favelas

Publicação da Fiocruz apresenta análise dos números da doença nas comunidades mais vulneráveis

Voltar ao topoVoltar