Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Fiocruz inicia testes com BCG em profissionais de saúde do Rio de Janeiro


10/11/2020

Por: Filipe Leonel (Ensp/Fiocruz)

Compartilhar:

Na segunda-feira, dia 16/11, a Fundação Oswaldo Cruz iniciará os testes, no Rio de Janeiro, do Brace Trial Brasil (BTB), estudo com a vacina BCG que visa reduzir o impacto da Covid-19 em trabalhadores de saúde. Esta fase será coordenada pela pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo, e o recrutamento dos voluntários será feito no Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), em Curicica, e no Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/Ensp/Fiocruz)), no campus Fiocruz Manguinhos. 

A BCG (Bacillus Calmette-Guérin), utilizada para prevenir as formas graves de tuberculose na infância, também é reconhecida por gerar uma resposta imunológica ampla contra outras infecções. Estudos sugeriram que poderia oferecer proteção contra a Covid-19 por suscitar ação celular contra organismos como vírus, bactérias, protozoários intracelulares, por meio da resposta imune inata. 

Liderada no Brasil pela Fiocruz, a etapa da pesquisa no Rio de Janeiro abarcará mil voluntários. A coordenadora Margareth Dalcolmo convoca os profissionais de saúde que estão na ativa. “No dia 16 de novembro, iniciaremos o estudo de fase III com a vacina BCG para prevenção da Covid-19. Sabemos que essa vacina confere uma proteção imunológica bastante variada, e a hipótese a ser demonstrada é se a BCG poderá nos proteger contra os episódios da Covid ou, pelo menos, atenuar a virulência de cada um deles. 

Antes de receber a vacina, os voluntários passarão por entrevista e testagem. Todos serão acompanhados pela equipe de pesquisa por até um ano, por meio de ligações telefônicas semanais. Caso apresentem qualquer sintoma de Covid-19, poderão fazer a coleta do swab nasal para avaliar a presença de Sars-Cov-2. Além disso, retornos trimestrais serão agendados para verificar a presença de possíveis infecções assintomáticas. 

Poderão participar do estudo trabalhadores da saúde, tais como enfermeiros, médicos, técnicos, fisioterapeutas, recepcionistas e porteiros, maiores de 18 anos.  Outros critérios para ser voluntário são não ter sido infectado pela Covid-19 e não estar participando de outro ensaio clínico.

Brace Trail

O Brace Trial é um ensaio clínico de fase III, que tem como objetivo avaliar se a vacinação ou revacinação com BCG pode reduzir o impacto da Covid-19 em trabalhadores de saúde, população mais exposta ao novo coronavírus. No total, o estudo irá vacinar 10 mil voluntários na Austrália, Reino Unido, Espanha, Holanda e Brasil. Mundialmente, o projeto é liderado pelo pesquisador australiano Nigel Curtis, do Murdoch Children’s Research Institute, e financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates (Gates Foundation).

Vacina BCG

Além de oferecer proteção contra tuberculose, ensaios clínicos realizados em diversos países apontam a ação da vacina BCG em outras infecções. Um ensaio clínico da Activate, na Grécia, de revacinação com BCG em idosos demonstrou uma redução de 79% de infecções respiratórias após um ano de acompanhamento. Na África do Sul, estudos mostraram que a vacina reduziu em 73% nas infecções no nariz, na garganta e nos pulmões. 

Se você está interessado em ser um voluntário nessa pesquisa, faça sua inscrição pela internet.

Vacinação com BCG para reduzir o impacto da covid-19 em trabalhadores da saúde

Voltar ao topoVoltar