Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Solicitar identificação de referência de triatomíneos (barbeiros) - Fiocruz IOC/RJ

Solicitar identificação de referência de triatomíneos (barbeiros) - Fiocruz IOC/RJ
Descrição

O Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT) realiza pesquisas que visam conhecer a sistemática e a filogenia de percevejos (hemípteros-heterópteros) com especial ênfase nos vetores da doença de Chagas (triatomíneos). Nossos estudos taxonômicos utilizam caracterização morfológica e, quando necessário, molecular das espécies, dando suporte às medidas de  controle dos vetores da doença de Chagas. O laboratório possui uma coleção institucionalizada, a CT-IOC, que mantém espécimes tipos e de referência.

O serviço de referência em Taxonomia de Triatomíneos (barbeiros) é voltado para a identificação desses vetores atendendo a demanda das secretarias municipais e estaduais de saúde, além de atender a sociedade de forma geral.

Instruções para atendimento
Seguir instruções para embalagem e remessa estabelecidas pelas secretarias estaduais, municipais e federal ou solicitar ao laboratório pelos telefones: (21) 2562-1621 ou pelos e-mails : galvao@ioc.fiocruz.br ou lnirtt@ioc.fiocruz.br
Solicitantes
  • Cidadãos
    Órgãos e Entidades Públicas
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    Encaminhamento por cidadãos: O inseto deve ser entregue na vigilância ambiental do município ou órgão público de saúde respectivo ou enviar direto para o laboratório o inseto ou a foto. Em caso de dúvidas entrar em contato com o laboratório por e-mail ou telefone. Encaminhamento por órgãos ou entidades publicas: O inseto deve ter sido coletado conforme as rotinas dos respectivos serviços do programa de controle da doença de chagas e ser entregue juntamente com o seu formulário específico padronizado.
Etapas do serviço
Cidadãos: Entregar o inseto na vigilância ambiental ou de saúde, ou órgão de saúde do município, para que o órgão possa encaminhar o material para análise. Também é possível enviar e-mail para o laboratório para obter orientações sobre como enviar o inseto ou foto. Órgãos de saúde/SUS: Enviar por e-mail um ofício institucional, o formulário do diário de pesquisa e borrifação e o formulário de identificação da amostra do respectivo programa. Em caso de dúvidas entrar em contato com o laboratório por e-mail ou telefone.

Documentação necessária

Orgãos de saúde/SUS e pesquisadores

  • Formulário do diário de pesquisa e borrifação e de identificação da amostra do programa respectivo.

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • E-Mail
    Enviar email para: lnirtt@ioc.fiocruz.br com cópia para galvao@ioc.fiocruz.br. Caso haja contato prévio com outro profissional do Laboratório de Referência, mantenha-o copiado também na mensagem. .
Cidadãos: Os insetos deverão ser colocados em recipientes plásticos, com tampa de rosca, com as informações: data, responsável, local. Outra possibilidade é o envio de fotos para o e-mail do serviço, com endereço completo e tipo de ambiente. Órgãos de saúde/SUS: O inseto deve ter sido coletado conforme as rotinas dos respectivos serviços do programa de controle da doença de chagas e ser entregue com o formulário específico. Para maiores informações sobre esses procedimentos seguir as instruções de coleta.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Formulário do diário de pesquisa e borrifação e de identificação da amostra do programa respectivo.

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    Entregar a amostra no endereço: Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos, Pavilhão Rocha Lima - 5ª andar, salas 501 a 509, CEP 21045-900 Rio de Janeiro -Brasil. Aos cuidados do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos - LNIRTT. Em caso de dúvidas entrar em contato com o laboratório por e-mail ou telefone.
  • Postal
    Endereço para envio: Av. Brasil, 4.365 – Manguinhos, Pavilhão Rocha Lima -5ª andar, salas 501 a 509, CEP 21045-900 Rio de Janeiro -Brasil. Aos cuidados do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos - LNIRTT. Em caso de dúvidas entrar em contato com o laboratório por e-mail ou telefone. Verifique a legislação vigente sobre a forma de transporte e remessa de material biológico.

Cidadãos

  • E-Mail
    Cidadãos: poderão enviar fotos de boa qualidade diretamente para o email: lnirtt@ioc.fiocruz.br com cópia para galvao@ioc.fiocruz.br. Em caso de dúvidas, entrar em contato com o laboratório por e-mail ou telefone.
O laudo será enviado para o e-mail ou endereço informado pelo solicitante, no prazo estabelecido.

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • E-Mail
    O laudo será enviado para o e-mail disponibilizado pelo solicitante, no prazo estabelecido.
  • Postal
    O laudo será enviado para o endereço disponibilizado pelo solicitante, no prazo estabelecido.
Tempo estimado para realizar esse serviço
Até
7
Dias úteis
Atualizado em: 24/11/2022
Encontre o serviço
Endereço:
IOC - Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos
Av. Brasil, 4.365 – Pavilhão Rocha Lima -5ª andar, salas 501 a 509. Manguinhos
21045-900 Rio de Janeiro , RJ
BR
Horário:
Monday - Friday:
8:00 às 17:00
Observação sobre horário de atendimento:
Serviço não funciona aos sábados, domingos e feriados.
Telefone:
21-2562-1621
E-mail:
lnirtt@ioc.fiocruz.br
Acessibilidade:
  • Rampa
  • Elevador
Arquivos para download:
Download do serviço
Canais de manifestação
Doenças relacionadas

Back to the topBack