Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Quanto tempo o coronavírus permanece ativo em diferentes superfícies?

Quanto tempo o coronavírus permanece ativo em diferentes superfícies?

16/06/2020
Share:

Atualizado em 25/01/2024: O vírus SARS-Cov-2, que durante a pandemia da covid-19 ficou conhecido como novo coronavírus, pode permanecer no ar por cerca de 40 minutos a até 2 horas e meia. Nas superfícies, sua sobrevivência irá depender do tipo de material.

 

Quando estamos doentes e falamos, tossimos ou espirramos, liberamos gotas muito pequenas de saliva ou de secreção do nariz cheias de vírus. Essas gotas ficam suspensas no ar por um tempo. Já quando uma superfície é contaminada, o vírus pode sobreviver por muito mais tempo do que no ar. O tempo de sobrevivência irá depender das características dessa superfície, podendo variar de algumas horas a alguns dias.

 

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine descobriu que o vírus pode sobreviver por até 72 horas em plásticos e aço inoxidável (inox), 24 horas em papelão e quatro horas em cobre. A quantidade de vírus existente nas superfícies vai diminuindo com o passar das horas, reduzindo o risco de contaminação.

 

Para se prevenir, evite tocar em superfícies com as quais muitas pessoas têm contato, o que inclui mesas, bancadas, maçanetas, interruptores de luz, telefones, teclados, torneiras etc. A higienização das mãos é uma medida bastante efetiva na redução da disseminação de doenças de transmissão respiratória, como a covid-19. Pode ser realizada com álcool 70% ou água e sabão. Para limpar as superfícies, use desinfetante ou água e sabão.

 

Além disso, esteja com todas as doses da vacina contra a covid-19 em dia. A vacina é a principal medida de prevenção contra a doença.

 

Fonte: Fiocruz.

(Pergunta e resposta elaboradas a partir do Fale Conosco do portal Fiocruz)

 

Perguntas relacionadas

Coronavírus
Notícias, vídeos e outras informações sobre a pandemia

Avalie este conteúdo

Back to the topBack