Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Realizar exame de urodinâmica na mulher - Fiocruz IFF/RJ

Realizar exame de urodinâmica na mulher - Fiocruz IFF/RJ
Descrição

O exame de Urodinâmica avalia o funcionamento do trato urinário inferior (formado pela bexiga, uretra e músculos da pelve e responsável por armazenar e expelir a urina).  Na prática, o exame mostra se a bexiga está funcionando bem e se o/a paciente está conseguindo urinar. 

A urodinâmica é um exame que pode ajudar a diagnosticar problemas urinários nas mulheres. O exame é indicado nas seguintes situações:

•    se a paciente tem problemas urinários como, por exemplo, urgência urinária (vontade de urinar com muita frequência), incontinência urinária (perda de urina sem querer), entre outros;
•    antes de qualquer cirurgia para incontinência urinária de esforço (IUE);
•    se os tratamentos anteriores para incontinência urinária não funcionaram;
•    se a incontinência urinária retorna mesmo depois de tratada;
•    se a paciente fez cirurgia na pelve ou radioterapia na região.

O resultado do exame é um relatório que ajuda o médico a entender o que está causando os problemas urinários e a decidir o melhor tratamento para a paciente.
 

Instruções para atendimento
1.O exame de Urodinâmica só será realizado mediante apresentação de resultado normal de exame de urina (EAS + URINOCULTURA) realizado, no máximo, até 30 dias antes da data da Urodinâmica . 2.Tenha sempre em mãos: Cartão Nacional do SUS, Documento de identidade com foto e comprovante de residência; Guia de Encaminhamento do sistema de regulação em saúde que consta a data e hora do atendimento agendado; Guia de referência-contra-referência entregue por sua unidade de saude; Exames identificados no preparo da guia do sistema de regulação em saúde. 3. Compareça à consulta, com 15 minutos de antecedência. 4. Quando não puder comparecer, avise-nos o mais breve possível (telefones: 2554-1935). 5. No caso de mudança de endereço ou telefone informe ao Arquivo Médico do IFF, pessoalmente ou através do telefone 2554-1705.
Solicitantes
  • Cidadãos
    Requisitos necessários para este solicitante acessar o serviço: 
    Para ter acesso ao serviço o usuário deverá ter sido agendado pela Atenção Básica de Saúde através do Sistema de Regulação em saúde e atender aos critérios para realizar o exame de urodinâmica, que são: 1. Pacientes do sexo feminino com mais de 18 anos 2. Possuir exame de urina( EAS+URINOCULTURA) negativo para infecção urinária com intervalo de no máximo 1 mês anterior ao estudo urodinâmico. 3. Mulheres com sintomas urinários ( incontinência urinária, frequência, urgência, nictúria, enurese) avaliadas pelo gineoclogista geral com indicação de estudo urodinâmico.
Etapas do serviço
Na recepção do IFF apresentar a Identificação. No Arquivo Médico identificar-se para abertura do prontuário e geração do Cartão de Identificação IFF. Na recepção do Ambulatório de Ginecologia, entregar o Cartão de Identificação IFF e a Guia de Encaminhamento do SISREG para registro na Agenda Eletrônica e efetivação no Sistema de Regulação.

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Guia de encaminhamento do Sistema de Regulação em Saúde
  • Carteira de identidade

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    Esta etapa é realizada na recepção de entrada do IFF, no Arquivo Médico e na recepção do Ambulatório de Ginecologia localizados na Avenida Rui Barbosa,716, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 22250-020. Tempo de Espera: Até 45 minutos
Inicialmente será orientado pela equipe de Urologistas sobre o procedimento e avaliados o exame de urinocultura para confirmar a viabilidade da realização do exame. A realização do procedimento será realizado de acordo com o protocolo do IFF, e o resultado anexado no prontuário e entregue a via do paciente .

Documentação necessária

Todos os públicos

  • Exame de urinocultura com resultado negativo

Canais de atendimento

Todos os públicos

  • Presencial
    Esta etapa será realizada na sala de Exames da unidade de internação da ginecologia localizada na Avenida Rui Barbosa,716, Flamengo, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 22250-020. Tempo de Espera: Até 2 horas
Tempo estimado para realizar esse serviço
Até
3
Horas
Atualizado em: 14/03/2024
Encontre o serviço
Endereço:
Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira - IFF
Avenida Rui Barbosa,716 Flamengo
22250-020 Rio de Janeiro , RJ
BR
Horário:
Monday:
8:00 às 17:00
Observação sobre horário de atendimento:
O atendimento é quinzenal e realizado às segundas-feiras.


Download do serviço
Canais de manifestação

Back to the topBack