Fiocruz - Febre Amarela: perguntas e respostas

Arte para área de perguntas e respostas sobre febre amarela na Fiocruz

Atualizada em 29/12/2023 - A vacina febre amarela (atenuada) tem sido aplicada simultaneamente ou combinada com as vacinas contra hepatite B, hepatite A, difteria-tétano-pertussis, febre tifóide, BCG e meningocócica AC, sem interferências na imunização ou na segurança das

Atualizada em 29/12/2023 - A vacina febre amarela (atenuada) não deve ser administrada simultaneamente com a tríplice viral (vacina sarampo, caxumba, rubéola), mas como regra geral não há impeditivo para aplicação simultânea  com outras vacinas.

Atualizada em 29/12/2023 - Eventos adversos observados após a vacinação devem ser informados às autoridades de saúde e ao laboratório produtor.

Atualizada em 29/12/2023 - Não existe contraindicação específica em relação à ocorrência de hipo/hipertireoidismo.

Atualizada em 29/12/2023 - Não se recomenda a reconstituição da vacina da febre amarela de forma diferente da descrita na bula do medicamento. Portanto a vacina deve ser reconstituída com o diluente que a acompanha.

Atualizado em 25/10/2023. Infecção urinária não constitui uma contraindicação formal à aplicação da vacina. Entretanto, a decisão deverá ser tomada por um especialista ante o exame do quadro clínico geral do paciente.

 

Atualizado em 25/10/2023. A rinosinusite crônica não constitui uma contraindicação formal à aplicação da vacina. Entretanto, a decisão deverá ser tomada por um especialista ante o exame do quadro clínico geral do paciente.

 

Atualizado em 25/10/2023. Para viagens dentro do Brasil não há nenhum tipo de restrição de deslocamento, apenas recomenda-se a vacinação de qualquer um que se desloque para áreas em que a febre amarela está em circulação.

Atualizado em 25/10/2023. É uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente.