Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Como é feito o diagnóstico da malária?

Como é feito o diagnóstico da malária?

16/12/2022
Share:

Para o diagnóstico da malária, o primeiro passo importante é o profissional de saúde suspeitar a malária em pessoas que estejam com febre e outros sintomas da doença, morem ou tenham visitado uma área onde a malária está presente. Mas o diagnóstico só é confirmado quando o protozoário Plasmodium é encontrado em uma amostra de sangue do paciente.

 

Existem dois tipos de teste para confirmar o diagnóstico: o exame de lâmina e o teste rápido para malária.

 

O exame de lâmina é também chamado de gota espessa (grossa). Nesse exame, é feito um pequeno furo na ponta de um dos dedos do paciente para obter uma gota de sangue. A gota é analisada em microscópio em busca da presença do protozoário.
 
Já o teste rápido, é um exame de diagnóstico rápido que detecta proteínas liberadas pelos parasitos da malária (protozoário Plasmodium) no sangue do paciente. Ambos os testes são adequados para o diagnóstico e podem ser encontrados em unidades de saúde da região amazônica e serviços de referência.

 

O diagnóstico precoce tem como objetivo identificar a malária o mais rapidamente possível para reduzir o risco de complicações e conter a transmissão. 

(A PCR só é indicada em situações de pesquisa).
 

Perguntas relacionadas

Mosquito pousado sobre pele humana
Especialistas esclarecem população sobre casos da doença na região serrana do Rio, orientando sobre como agir em caso de suspeita. Diagnóstico rápido é fundamental

Back to the topBack