Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Violência e Saúde


Violência e Saúde na Vida de Pessoas LGBTI

Investigar e analisar os efeitos da violência contra a população LGBTI no processo saúde-doença. É com esse intuito que a Editora Fiocruz lança Violência e Saúde na Vida de Pessoas LGBTI, livro que integra a coleção Temas em Saúde.

Escrito por Mario Felipe de Lima Carvalho e Moisés Santos de Menezes, o título reflete sobre a violência contra pessoas LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexo) como uma desigualdade social em saúde.

Português, Brasil

Violência Sexual e Direito ao Aborto Legal no Brasil: fatos e reflexões

A pandemia de Covid-19 trouxe, entre vários desafios, o problema de restrição de acesso aos estabelecimentos de saúde. A questão atinge fortemente as mulheres que precisam recorrer a atendimentos relacionados a direitos sexuais e reprodutivos. A fim de ampliar os debates e informações em meio a esse contexto, a Editora Fiocruz lança Violência Sexual e Direito ao Aborto Legal no Brasil: fatos e reflexões, livro que integra a coleção Temas em Saúde.

Português, Brasil

Arquivo de um Sequestro Jurídico-Psiquiátrico: o caso Juvenal

⭐ Menção honrosa no 5º PRÊMIO ABEU 2019: categoria Ciências da Vida.
▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio.  

Português, Brasil

Novas e Velhas Faces da Violência no Século XXI: visão da literatura brasileira do campo da saúde

🏆 2º lugar na categoria Ciências Humanas do Prêmio ABEU 2018.
▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio.
🎦 Assista à entrevista com as autoras. 

 

 

Português, Brasil

Violências e Vulnerabilidades nos Desenhos Infantis

"Crianças sempre gostam de brincar e de desenhar, uma maneira de expressar suas fantasias e energias sobre como sentem o mundo à sua volta. Os desenhos são comumente utilizados na escola e como estratégia diagnóstica nas clínicas de pediatria e psicologia. Violências e Vulnerabilidades nos Desenhos Infantis pode contribuir com novas visões e com sugestão de metodologia diversificada de trabalho e interlocução entre pesquisadores, clínicos e demais profissionais que atuam com crianças e famílias.

Português, Brasil

Crianças, Adolescentes e Crack: desafios para o cuidado

⭐ Menção honrosa no 2º PRÊMIO ABEU 2016: categoria Ciências da Vida.

⭐ Finalista do 58º PRÊMIO JABUTI 2016: categoria Psicologia, Psicanálise e Comportamento.

▶️ Clique aqui e aqui para mais informações sobre os prêmios.

Português, Brasil

Deserdados Sociais: condições de vida e saúde dos presos do estado do Rio de Janeiro

Esta obra evoca uma discussão sobre as desigualdades, as iniquidades e a violência social entranhadas na realidade brasileira e expressas na situação de encarceramento. A questão da saúde é analisada em conjunto com o contexto social dos presos e as condições ambientais do encarceramento. Por meio de entrevistas, pesquisas, avaliações e observações, os autores buscam compreender o funcionamento do sistema prisional do Rio de Janeiro.

Português, Brasil


Impactos da Violência na Saúde

Originalmente organizado para dar suporte a um curso a distância, o livro extrapola seus objetivos iniciais e compartilha com estudantes, profissionais e gestores de saúde ideias e reflexões para reconhecer e enfrentar a violência como grave problema de saúde pública. A obra contextualiza a violência na realidade brasileira, aborda a história da incorporação do tema na agenda do setor saúde e discute a importância de uma política para a área. Destaca como a família, a escola, a comunidade e a mídia podem e devem ser alvos de medidas de prevenção à violência.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar