organizador: Simone Gonçalves de Assis, Patrícia Constantino, Joviana Quintes Avanci, Kathia Njaine.
🏆 Vencedor do PRÊMIO JABUTI 2011: categoria Educação.
A obra apresenta os fundamentos teóricos e conceituais da violência na escola, de modo a propiciar a análise e a ampliação das possibilidades de intervenção no cotidiano escolar brasileiro. Organizado por pesquisadores do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Claves/ENSP/Fiocruz) e publicado pela Editora Fiocruz em parceria com a ENSP, o livro foi agraciado em 2011 com o 1º lugar do Prêmio Jabuti, na categoria educação. Na coletânea, variados autores compartilham reflexões, a partir da ótica dos direitos humanos, sobre os tipos de violência que acometem a comunidade escolar e seu entorno. Também aborda os efeitos da violência na escola, da escola e contra a escola, sobre a saúde de todos.
Esta segunda edição, revista e ampliada, chega em um momento de triste recrudescimento dos atos violentos em sua forma mais extrema: a ocorrência de assassinatos múltiplos em ambiente escolar – evento trágico e traumático, sintoma de fenômenos mais complexos, relacionados à intensificação de variadas formas de violência na sociedade. É na direção dessa imbricada realidade que os autores dirigem seus esforços analíticos e propositivos.
Disponível em acesso aberto no SciElo Livros
Primeira edição: 2011
Segunda edição - revista e ampliada: 2023
Número de páginas: 288
ISBN: 978-65-5708-150-1
eISBN (digital): 978-65-5708-212-6
Sumário
Prefácio
Apresentação
1. Por uma cultura de educação em direitos humanos
2. Reflexões sobre violência e suas manifestações na escola
3. Violência na escola, da escola e contra a escola
4. Bullying escolar e cyberbullying
5. Gênero, sexualidade e raça: dimensões da violência no contexto escolar
6. Quando a violência familiar chega até a escola
7. Reflexões sobre os efeitos da violência na saúde de alunos e professores
8. Prevenir a violência e promover a saúde e a qualidade de vida na escola
9. A escola e a rede de proteção de crianças e adolescentes
10. Elaborando um projeto de intervenção local para enfrentar a violência na escola
Sobre as organizadoras
Simone Gonçalves de Assis é médica, pós-doutora pela Cornell University, nos Estados Unidos, doutora em ciências pela ENSP/Fiocruz. Pesquisadora titular do Claves/ENSP/Fiocruz, atuando na área da violência e saúde, em especial no que se refere a crianças, adolescentes e jovens em situação de violência.
Patrícia Constantino é psicóloga, doutora em ciências pela ENSP/Fiocruz. Pesquisadora do Claves/ENSP/Fiocruz.
Joviana Quintes Avanci é psicóloga, pós-doutoranda na área de violência contra a criança e o adolescente, doutora em ciências pelo IFF/Fiocruz. Pesquisadora do Claves/ENSP/Fiocruz.
Kathia Njaine é comunicóloga, doutora em ciências pela ENSP/Fiocruz. Pesquisadora titular do Claves/ENSP/Fiocruz, atuando nas áreas de violência e saúde, juventude, informação sobre violência.
Em acesso livre no SciELO Livros
No Portal Fiocruz
Mais Notícias