Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

História, Medicina e Saúde

Zika no Brasil: história recente de uma epidemia

Mais uma publicação da coleção Temas em Saúde, o livro Zika no Brasil: história recente de uma epidemia apresenta, com linguagem acessível e de forma objetiva, o histórico e as informações mais recentes da comunidade científica sobre o zika vírus. 

Escrita por Ilana Löwy, historiadora das ciências e pesquisadora do Instituto Nacional Científico e de Pesquisa Médica da França (Inserm), a obra mostra, em quatro capítulos, as muitas faces de um vírus cuja recente epidemia vem se tornando um enorme desafio para os profissionais e gestores da saúde pública no Brasil. 

Português, Brasil

Formulário Médico: manuscrito atribuído aos jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba

Pertencente ao acervo da Fiocruz, o manuscrito Formulário Médico integra a seção de obras raras da Biblioteca de Manguinhos da Fiocruz. Por meio do selo Clássicos & Fontes da Coleção História & Saúde, a Editora Fiocruz leva aos leitores uma versão transcrita e analisada por diversos especialistas.

Indispensável para todas as pessoas interessadas em conhecer e pesquisar as histórias e práticas de cura adotadas no Brasil colonial, o volume é dividido em cinco capítulos, além de uma transcrição paleográfica - com imagens digitalizadas do manuscrito - e um glossário.

Português, Brasil

Diários de Langsdorff, Os (Volume III)

O zoólogo, botânico e médico alemão Langsdorff foi o mentor dessa grandiosa aventura naturalista:  entre 1821 e 1829, conduziu um grupo de pesquisadores e desenhistas por uma viagem de 17 mil quilômetros, estudando a fauna, a flora e o modo de vida do interior do Brasil. Os registros, em textos e ilustrações, dessas cenas até então inéditas da natureza brasileira estão contidos nesse terceiro volume, que engloba o período de novembro de 1826 a maio de 1928. 

Volume III - R$ 50,00 | 298 páginas

ISBN: 85-86515-047-3. 1998. il. 

Português, Brasil

Diários de Langsdorff, Os (Volume II)

O zoólogo, botânico e médico alemão Langsdorff foi o mentor dessa grandiosa aventura naturalista:  entre 1821 e 1829, conduziu um grupo de pesquisadores e desenhistas por uma viagem de 17 mil quilômetros, estudando a fauna, a flora e o modo de vida do interior do Brasil. Os registros, em textos e ilustrações, dessas cenas até então inéditas da natureza brasileira estão contidos nesse segundo volume, que engloba o período de agosto de 1825 a novembro de 1826.

Volume II - ESGOTADO | 333 páginas

ISBN: 85-86515-03-5. 1997. il.

Português, Brasil

Campo da Saúde Coletiva: gênese, transformações e articulações com a reforma sanitária brasileira, O

Nesta 1ª reimpressão revista, a obra da professora e pesquisadora Ligia Maria Vieira-da-Silva propõe reflexões aprofundadas sobre a trajetória histórica da área de Saúde Coletiva no Brasil. O título é uma coedição da Editora Fiocruz e da EDUFBA, editora da Universidade Federal da Bahia, instituição na qual a autora integra o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.  

Português, Brasil

Hospitais e Saúde no Oitocentos: diálogos entre Brasil e Portugal

Um diálogo entre pesquisadores brasileiros e portugueses sobre arquitetura, urbanismo, patrimônio cultural e saúde no século 19, quando novos preceitos terapêuticos foram incorporados nas construções e adaptações de edifícios hospitalares. Esta é a proposta do livro Hospitais e Saúde no Oitocentos: diálogos entre Brasil e Portugal, organizado por Cybelle Salvador Miranda e Renato da Gama-Rosa Costa, parte da Coleção História e Saúde, da Editora Fiocruz. 

Português, Brasil

Justiça como Práxis: Funcionamentos Humanos e Saúde

“Esta obra é uma contribuição inestimável para aqueles que estão comprometidos com a resistência ao modelo predador do capital, mas, principalmente, pretendem avançar na construção de uma sociabilidade baseada no resgate da genericidade humana e no convívio sem as marcas destrutivas do modo de produção capitalista, que esgotou todas as suas potencialidades progressistas e hoje só tem contribuído para nos levar à barbárie.

Português, Brasil

Em Busca do Brasil: Edgard Roquette-Pinto e o retrato antropológico brasileiro (1905-1935)

"Analisar a trajetória e a obra de Roquette-Pinto enquanto antropólogo físico é justamente o objetivo deste livro. Meu interesse principal é compreender como seus estudos acerca das características físicas e psicológicas da população brasileira foram articulados para pensar a construção de um “retrato realista” sobre a formação racial do Brasil.

Português, Brasil

Saúde e Educação, um encontro plural

"Este livro foi idealizado a partir de nossas conversas sobre a multiplicação de estudos que o tema saúde-educação tem motivado no Brasil entre historiadores e outros pesquisadores que estabeleceram uma interação com a história. Esses estudos, com diferentes enfoques teóricos, segundo nossa perspectiva, precisavam ser reunidos em uma coletânea que fosse composta de trabalhos de historiadores, educadores, médicos e cientistas sociais.

Português, Brasil

Assistência a Alienados na Cidade do Rio de Janeiro (1852-1930), A

Traça um panorama do desenvolvimento da medicina mental brasileira, da inauguração do Hospício de Pedro II (HPII) ao afastamento de Juliano Moreira da direção da Assistência a Alienados, em 1930. Antes do HPII, os 'alienados' eram recolhidos à Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, vivendo em péssimas condições, junto a outros marginalizados e indesejados pela sociedade. O acúmulo de reclamações de médicos contra essa situação convenceu o imperador a construir o primeiro estabelecimento para o tratamento específico de doentes mentais.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar