24/11/2022
Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)
O livro Vacinas é um dos vencedores do 8º Prêmio Abeu, promovido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu). A obra conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências da Vida, que contempla as publicações das áreas das ciências da saúde e biológicas. O resultado da premiação foi divulgado no dia 18 de novembro, durante a cerimônia realizada no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo.
Autores do livro 'Vacinas' e representantes da Editora Fiocruz receberam o troféu do Prêmio Abeu (foto: Divulgação Abeu)
Publicado pela Editora Fiocruz, o livro Vacinas tem como autores quatro pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e do Instituto de Tecnologia de Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). São eles: os pós-doutorandos do IOC, Jorlan Fernandes, do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses, e Natália Maria Lanzarini, do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental; o assessor científico sênior de Bio-Manguinhos, Akira Homma; e a chefe do Laboratório de Hantaviroses e Rickettsioses do IOC, Elba Lemos.
Trajetória e desafios da imunização
Lançado em junho de 2021, o livro apresenta informações que se tornaram ainda mais relevantes em meio à pandemia de Covid-19 e à proliferação de notícias falsas sobre as vacinas. Com linguagem acessível, a publicação aborda conceitos fundamentais para compreender o papel dos imunizantes na prevenção de doenças infecciosas.
Dividida em seis capítulos, a obra esclarece o que são as vacinas, apresenta a história dos imunizantes e do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Brasil e discute os motivos para a vacinação, além dos desafios atuais e perspectivas para o futuro. O livro integra a coleção Temas em Saúde, da Editora Fiocruz.
Publicações da Fiocruz em destaque
Criado em 2015, o Prêmio Abeu busca destacar, anualmente, as melhores publicações de editoras universitárias. Além do livro Vacinas, outras duas publicações da Editora Fiocruz foram reconhecidas nesta edição.
Na categoria Ciências da Vida, a publicação Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde, de Carlos Machado de Freitas, Christovam Barcellos e Daniel Antunes Maciel Villela, ficou com o terceiro lugar.
Já na categoria Ciências Naturais e Matemáticas, a obra Introdução à Inferência Causal em Epidemiologia: uma abordagem gráfica e contrafatual, de Antônio Augusto Moura da Silva, conquistou a terceira colocação.