Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

História, Medicina e Saúde

Testosterona: a biografia de um hormônio

Neste livro, fruto de tese de doutorado defendida em 2017 no Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), Lucas Tramontano descortina, com a mediação dos estudos sociais da ciência, o surgimento e desenvolvimento do que hoje conhecemos como o hormônio testosterona e suas implicações nos estudos de gênero e masculinidades.

Undefined

Institucionalização da Farmácia Brasileira: Rio de Janeiro e Bahia, 1808-1891 (A)

Nesta minuciosa história da institucionalização da ciência farmacêutica em território brasileiro ao longo do século XIX, a autora mapeia a emergência e a consolidação nacional de uma ciência que ganhou poderoso impulso na Europa setecentista, com o avanço da química moderna e das ciências biológicas. E que despontou, no Oitocentos, por todo o Ocidente, como auxiliar das ciências médicas no empenho de zelar pela preservação da saúde e da vida dos povos.

Português, Brasil

Uma História Global e Brasileira da Aids, 1986-2021

A interseção entre a experiência da epidemia da aids no Brasil e a transição, no campo da saúde coletiva, de uma saúde internacional, para uma saúde global, no início do século XXI, resultou em um protagonismo singular brasileiro no cenário de resposta à aids. Protagonismo que atingiu seu ápice em 2001, quando o país e seu programa de aids foram considerados um modelo para o mundo. Este livro traça uma história da resposta ao HIV e à aids no Brasil e no mundo e como esta resposta moldou e foi moldada pelo campo da saúde global.

Português, Brasil

Cruzada das Crianças: intelectuais, cultura e política na América Latina, A

O livro retrata a infância na produção literária de quatro importantes intelectuais latino-americanos: José Martí, Horacio Quiroga, Mário de Andrade e Clarice Lispector.

Com base em uma diversificada gama de textos, alguns emblemáticos e outros pouco conhecidos do público, selecionados entre revistas, jornais, textos pedagógicos, livros destinados a adultos, jovens e crianças –, a pesquisadora tece reflexões sobre como os autores estudados utilizavam-se da infância para analisar as sociedades onde viviam, suas desigualdades e exclusões.

Undefined

História das leishmanioses no novo mundo: anos 1960 ao século XXI – Amazônia, Uma

Segundo volume de uma obra concebida em três partes, o título dá destaque à expansão da parasitologia das leishmanioses, enquanto campo de investigação. Segundo os autores, no período abordado, essa ciência torna-se policêntrica – e um dos principais nós de uma rede global, de investigadores e instituições dedicados ao assunto, desenvolve-se no Brasil, particularmente na Amazônia. Agruras políticas e ambientais específicas desta região são analisadas, como as decorrentes da descoberta de Carajás ou da construção da Transamazônica.

Undefined

Médicos do Sertão: ciência, saúde e doenças em Goiás, 1947-1960

O processo de institucionalização da medicina goiana no período de 1947 a 1960 é o tema central de Médicos do Sertão: ciência, saúde e doenças em Goiás, 1947-1960, título da coleção História e Saúde.

Português, Brasil

Vacinas

🏆 Vencedor na categoria Ciências da Vida do Prêmio ABEU 2022

▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio.

➡️ Veja aqui o vídeo de lançamento.

 

Português, Brasil

Impactos Sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia, Os

⭐ Entre os 5 finalistas do Prêmio JABUTI 2022: categoria Ciências.

▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio.

Português, Brasil


Saúde em Jogo: atores e disputas de poder na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

➡️ Veja aqui o vídeo de lançamento.

O livro faz uma incursão no presidencialismo de coalizão do Brasil e revela, por meio de dados de doações de campanhas, indicações, laços pessoais e de análise de normas regulatórias, como as conexões políticas e econômicas determinaram as disputas políticas e os rumos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela regulação dos planos de saúde no país, no período 2000-2017.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar