Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Temas em Saúde

Livros escritos em linguagem acessível que oferecem panoramas sobre conceitos e conteúdos fundamentais das áreas da saúde, trazendo informações e reflexões baseadas na recente produção científica sobre os diversos temas abordados.

Zika no Brasil: história recente de uma epidemia

Mais uma publicação da coleção Temas em Saúde, o livro Zika no Brasil: história recente de uma epidemia apresenta, com linguagem acessível e de forma objetiva, o histórico e as informações mais recentes da comunidade científica sobre o zika vírus. 

Escrita por Ilana Löwy, historiadora das ciências e pesquisadora do Instituto Nacional Científico e de Pesquisa Médica da França (Inserm), a obra mostra, em quatro capítulos, as muitas faces de um vírus cuja recente epidemia vem se tornando um enorme desafio para os profissionais e gestores da saúde pública no Brasil. 

Português, Brasil

Políticas Sociais: conceitos, trajetórias e a experiência brasileira

O Brasil tem um Estado de bem-estar? A pergunta permeia o livro Políticas Sociais: conceitos, trajetórias e a experiência brasileira, da coleção Temas em Saúde, lançamento deste ano da Editora Fiocruz. Escrita por Telma Menicucci e Sandra Gomes, a obra traça um panorama do desenvolvimento do sistema de políticas sociais brasileiras, compara estudos diversos sobre o tema e contextualiza historicamente os marcos e modelos adotados pelos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Português, Brasil

Como e Por Que as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde: e-book interativo

Clique aqui para acesso online 

Clique aqui para download*

*Necessário que o usuário possua algum leitor de livros digitais (formato EPUB) instalado em seu dispositivo. Exemplos: Google Books, Apple Books, Reasily, Calibre, entre outros.

Português, Brasil

Saúde Global: olhares do presente

No âmbito da saúde, evidencia-se a necessidade de novas abordagens que levem em conta a relação do local com o global/universal. Composta por processos muito dinâmicos no tempo e no espaço, e pautada por valores como ética, justiça e solidariedade, a saúde global é um campo com grande potencial de crescimento e cada vez mais atrai a atenção de instituições acadêmicas.

Português, Brasil

Medicalização em Psiquiatria

“Estaríamos ficando cada vez mais doentes? Ou estaríamos a cada dia ficando mais saudáveis, já que gastamos mais com saúde?” Os autores partem desse questionamento para discutir a problemática da medicalização, sobretudo no que se refere ao sofrimento psíquico. Eles chamam atenção para o fato de que experiências comuns e naturais da nossa existência têm sido consideradas passíveis de serem 'tratadas' e 'resolvidas' com medicamentos.

Português, Brasil

Saneamento: promoção da saúde, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental

A declaração da Assembleia Geral da ONU de 2010 denuncia grave violação de um direito humano essencial: grande parte da população do mundo vive em condições precárias de acesso a bens e serviços essenciais. Esse quadro poderia ser minimizado e até evitado se fosse possível oferecer saneamento básico a todos. Neste livro, quatro profissionais atuantes nas áreas de engenharia sanitária e saúde ambiental propõem um novo olhar sobre a tríade ‘desenvolvimento, ambiente e saúde’, com o objetivo de formular estratégias inovadoras para garantir o acesso mais amplo ao saneamento.

Português, Brasil

Saúde Global: uma breve história

Neste livro, são analisados conceitos sobre a saúde global sempre levando-se em conta que o olhar histórico é fundamental para compreender os desafios das políticas de saúde. O termo saúde global costuma ser usado em resposta a eventos novos, como epidemias internacionais que atingem países ricos e pobres. Mas, afinal, saúde global e saúde internacional são ou não diferentes?

Português, Brasil

Avaliação de Políticas e Programas de Saúde

Este livro se destina a profissionais, estudantes e pesquisadores que desejam realizar uma avaliação de políticas, programas ou práticas de saúde. O livro apresenta conceitos, abordagens e estratégias que resultam, em sua maioria, de métodos e técnicas testados pela autora e colaboradores ao longo dos últimos 20 anos em investigações avaliativas.

Português, Brasil

Sentidos da Saúde e da Doença, Os

Pergunte a várias pessoas o que significa ter saúde ou estar doente e, certamente, cada uma delas terá uma resposta diferente. Embora saúde e doença sejam conceitos com os quais lidamos no dia a dia, não é simples tentar defini-los. A elaboração conceitual, linguística, não consegue apreender toda a complexidade da experiência do adoecimento. O fato de sentir-se bem não assegura a inexistência de disfunções ou lesões. E há aqueles que, mesmo reconhecendo-se portadores de doenças crônicas, mantêm uma atitude de grande positividade.

Português, Brasil

Correndo o Risco: uma introdução aos riscos em saúde

Mostra como o risco se tornou um tema popular nas últimas décadas e como esse processo afetou o campo da promoção da saúde, incluindo questões associadas ao estilo de vida, à genética e aos contextos socioculturais. Além de discutir aspectos técnicos, metodológicos e teóricos, chama a atenção para exageros associados à percepção de constantes ameaças e à aversão obsessiva a todos os riscos.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar