Início do conteúdo

Trabalho Infantil: desafios e abordagens em saúde pública

LIVRO | Trabalho Infantil: desafios e abordagens em saúde pública

Autores: Valdinei Santos de Aguiar Junior, Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos

Em meio a um aumento global no número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil – segundo dados recentes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) –, a Editora Fiocruz lança um livro que busca contribuir para as discussões em torno do tema: Trabalho Infantil: desafios e abordagens em saúde pública.

Integrante da coleção Temas em Saúde, a obra pretende propor considerações para políticas mais efetivas de atenção integral à saúde de crianças e adolescentes.

O volume oferece uma série de propostas e abordagens para profissionais do SUS, além de estudantes e pesquisadores. São contribuições sobre aspectos sócio-históricos, teórico-conceituais, jurídicos e práticos que possam ampliar os debates acerca do trabalho infantil.

Em cinco capítulos, o livro apresenta as muitas potencialidades - ainda insuficientemente exploradas e exercidas - do SUS no que tange à atuação em questões relacionadas ao trabalho infantil. "Seus princípios e diretrizes, os diversos programas, a sua capilaridade pelo território brasileiro são fatores que tendem a otimizar a identificação e mapeamento de situações de trabalho infantil, a fomentar/contribuir com estratégias mais efetivas de eliminação das situações e a conscientizar indivíduos e comunidades sobre riscos e agravos relacionados ao trabalho infantil", destacam os autores.

Apesar de situado na temática do trabalho infantil, o volume não se restringe aos sujeitos e cidadãos que têm suas práticas profissionais e interesses voltados especificamente para o assunto. De forma ampliada, a obra busca contribuir para uma visão em que a atenção integral à saúde seja efetivamente reconhecida como um direito universal. 

Sobre os autores
Graduado em Psicologia, Valdinei Santos de Aguiar Junior é mestre e doutor em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Tem especialização em Direito e Saúde pela Fiocruz. É servidor na Prefeitura Municipal de Itaguaí (RJ), onde atua como psicólogo. É docente na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec/RJ) e na Universidade Estácio de Sá e é supervisor clínico-institucional do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil do município de São Gonçalo (RJ).

Médico pediatra do Ministério da Saúde cedido à Fiocruz, Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos é mestre e doutor em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz, onde atua como professor e pesquisador do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural. É também coordenador do Fórum Intersindical Saúde, Trabalho e Direito na Fiocruz.

Livro integra lista de propostas aprovadas em edital para Temas em Saúde
A obra é a 13ª publicação oriunda de chamada pública da Editora Fiocruz para novos títulos da coleção Temas em Saúde. Em abril de 2019, foram lançados dois editais para encerrar o ciclo de comemorações dos 25 anos da Editora. A chamada para compor a coleção recebeu 122 propostas de publicação e Trabalho Infantil: desafios e abordagens em saúde pública foi uma das aprovadas.

R$ 15,00 (impresso) | R$ 9,00 (digital) | 164 páginas

Comprar na Livraria Virtual (impresso)



Comprar no SciELO Livros (e-book)

Primeira edição: 2021
ISBN (impresso): 978-65-5708-048-1
eISBN (digital): 978-65-5708-153-2

Apresentação
1. Introdução ao Tema Trabalho Infantil e Saúde
2. Fundamentos da Proibição do Trabalho Infantil
3. Contradições Históricas, Consequências Atuais
4. Perspectivas: a relação infância-trabalho
5. Perspectivas: o trabalho infantil e o SUS
Considerações Finais
Referências
Sugestões de Leitura

Em acesso comercial no SciELO Livros

Confira outros títulos desta mesma coleção:
Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Voltar ao topoVoltar