Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Consumo Alimentar e Obesidade: teorias e evidências

LIVRO | Consumo Alimentar e Obesidade: teorias e evidências

Autoras: Rosely Sichieri, Rosangela Alves Pereira

Discutir aspectos que ajudam a entender por que comemos o que comemos e a produção biológica e social da obesidade, além de analisar políticas públicas de alimentação e nutrição. É com esse intuito que a Editora Fiocruz lança Consumo Alimentar e Obesidade: teorias e evidências, título que integra a coleção Temas em Saúde.

Escrito pela médica Rosely Sichieri e pela nutricionista Rosangela Alves Pereira, o título foi concebido antes da eclosão da pandemia de Covid-19, com a proposta de apresentar as relações envolvidas nos sistemas alimentares, apontando fontes seguras de informação - com base em evidências científicas - sobre a alimentação humana. "Naquele momento, a ideia era tentar explicar por que comemos o que comemos. Ao lado de explicações fisiológicas, combinaríamos as motivações e os movimentos mercadológicos que nos levam ao consumo que temos. No começo da pandemia, nos pareceu que um novo momento estava sendo criado, (..), num momento que era uma retomada de uma alimentação mais saudável", relembra Sichieri.

▶️ Confira o vídeo de lançamento abaixo ou assista no canal da Editora Fiocruz no YouTube: youtube.com/editorafiocruz

Porém, o aumento de casos de Covid no Brasil mudou os rumos do livro. "A proporção que a pandemia atingiu não nos permitiu mais essa visão romântica", afirma a autora. "Em virtude de tantas mudanças no panorama brasileiro, o livro perdeu o seu caráter exclusivamente crítico em relação ao modo de produção do comer no século XXI", complementam as pesquisadoras, no texto de apresentação da obra.    

As autoras apresentam, em três capítulos, uma combinação de análises de condicionantes fisiológicos e biológicos sobre o que comemos, assim como o inegável papel da propaganda na forma como consumimos. No primeiro capítulo, elas propõem uma breve revisão da importância do gosto e do paladar e mostram como a preferência por alguns alimentos foi se modificando no tempo, particularmente pela influência da indústria de alimentos e da mídia, apontando ainda o caráter político das recomendações alimentares.    

Em seguida, no capítulo 2, o volume destaca as mudanças de paradigma na compreensão e no tratamento dietético da obesidade, além da discussão de mecanismos gerais relacionados tanto ao consumo alimentar quanto ao ganho de
peso. O último capítulo se debruça sobre uma necessária ampliação relativa ao consumo alimentar e às doenças associadas à alimentação e nutrição. "Apontamos os aspectos dos sistemas de alimentação que estão entrelaçados na produção social da obesidade e da má nutrição, que, em conjunto com a mudança climática, afetam a maioria das pessoas em todos os países e regiões do mundo, configurando uma sindemia", resumem as pesquisadoras.   

Rosangela Alves Pereira destaca que os sistemas alimentares estão no centro dessa sindemia - termo que contempla as múltiplas condições adversas que interagem de forma sinérgica explicando o excesso de morbidade em uma população. "Mostramos que a alimentação pouco saudável coloca em risco a saúde e o ambiente. E apontamos que a obesidade, a subnutrição e a mudança climática são compreendidas como uma sindemia global, que afeta quase todos os países e regiões do mundo. Então, nesse livro, nós fazemos a conexão entre esses processos e a forma como nos alimentamos e como a obesidade desenvolve, evidenciando que o sistema alimentar está envolvido no processo de destruição sistemático e organizado dos ecossistemas brasileiros, com a ampliação do agronegócio", ressalta a autora. 

Sobre as autoras
A médica Rosely Sichieri é professora titular do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj). É doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pela Harvard School Of Public Health (Estados Unidos). Pesquisadora 1-A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Saúde Coletiva e Nutrição e Cientista do Nosso Estado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).  

A nutricionista Rosangela Alves Pereira é professora associada do Departamento de Nutrição Social e Aplicada do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC/UFRJ). É doutora em Saúde Pública pela Fiocruz, com pós-doutorado pela University of North Carolina System (Estados Unidos). 

Livro integra lista de propostas aprovadas em edital para Temas em Saúde
A obra é a 16ª publicação oriunda de chamada pública da Editora Fiocruz para novos títulos da coleção Temas em Saúde. Em abril de 2019, foram lançados dois editais para encerrar o ciclo de comemorações dos 25 anos da Editora. A chamada para compor a coleção recebeu 122 propostas de publicação e Consumo Alimentar e Obesidade foi uma das aprovadas.

R$ 15,00 (impresso) | R$ 9,00 (digital) | 146 páginas

Comprar na Livraria Virtual (impresso)

 

Comprar no SciELO Livros (e-book)

Primeira edição: 2022
ISBN (impresso): 978-65-5708-127-3
eISBN (digital): 978-65-5708-164-8

Apresentação
1. A Ciência, o Estado, os Modismos e as Políticas de Alimentação
2. Consumo Alimentar, Controle do Apetite e Obesidade
3. Alimentação e Saúde: o ambiente obesogênico 
Considerações Finais
Referências
Sugestões de Leitura

Em acesso comercial no SciELO Livros

Confira outros títulos desta mesma coleção:
Confira outros títulos com a mesma classificação temática:

Voltar ao topoVoltar