Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Ministro da Irlanda visita a Fiocruz para estruturar cooperação


21/03/2023

Ciro Oiticica (Agência Fiocruz de Notícias)

Share:

O ministro de Desenvolvimento Internacional e Diáspora da Irlanda, Sean Fleming, visitou a Fiocruz, na última quarta-feira (15/3), para discutir projetos de parceria entre o país e a Fiocruz. No centro das discussões, está a possibilidade de desenvolver um centro na Irlanda semelhante à Plataforma Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (Pictis), em Aveiro/Portugal. A plataforma é um centro de pesquisa, inovação, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo em saúde liderado pela Fiocruz e pela Universidade de Aveiro (UA/Portugal), e se estrutura em laboratórios setoriais especializados em gerar processos, produtos e serviços com foco nos sistemas de saúde dos dois países.

O ministro Sean Fleming visitou a Fiocruz para discutir projetos de parceria entre a Irlanda e a Fiocruz (foto: Peter Ilicciev)

 

O ministro foi recebido por uma comitiva liderada pelo vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPCB/Fiocruz) e presidente em exercício, Rodrigo Correa, que contou com a presença do coordenador da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030 e ex-presidente da Fundação, Paulo Gadelha. Após visita ao Pavilhão Mourisco, a delegação juntou-se aos representantes da Fiocruz em uma sala de reunião no próprio Castelo, recém-reformado. 

Rodrigo Correa destacou as oportunidades de pesquisa que a Fiocruz possibilidade. “Com nossa presença nacional, estamos em todos os biomas do país, o que é muito importante para entender a relação entre ambiente, animais e saúde humana, na perspectiva da saúde única. A rede de pesquisas da Fiocruz, com muitas parcerias com universidades e organizações em diversos projetos, tem muitas potencialidades”, garantiu. “Essa cooperação com a Irlanda é bem-vinda”.

O ministro da Irlanda de Desenvolvimento Internacional e Diáspora, Sean Fleming, explicou que a visita à Fiocruz é prioritária para o governo irlandês. “Definimos um projeto de cooperação global em ciência, tecnologia e inovação em saúde que enxerga a América Latina como uma região estratégica”, descreveu. “Nesse sentido, a Fundação desponta como referência entre as entidades de pesquisa científica e inovação na região”. 

Ao final da reunião, a comitiva irlandesa visitou as instalações da fábrica do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). Os próximos passos envolvem prospectar possíveis áreas de colaboração e estruturar uma rede de trabalho, a partir de visitas a centros de pesquisa e universidades e do intercâmbio de informações e conhecimentos entre pesquisadores. Uma organização será mantida para continuar as conversas.

Comitiva irlandesa visitou as instalações da fábrica do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) (foto: Peter Ilicciev)

 

Além do ministro Sean Fleming, a delegação da Irlanda foi composta pelo embaixador da Irlanda no Brasil, Sean Hoy; a diretora para América Latina e Caribe do Ministério de Relações Exteriores da Irlanda, Ciara O´Floinn; o cônsul-geral da Irlanda em São Paulo, Eoin Bennis; a vice-cônsul-geral, Rachel Fitzpatrick; e a diretora para a America do Sul da Enterprise Ireland, Melissa Feddis. 

Da parte da Fiocruz, juntaram-se ao vice-presidente Rodrigo Correa e ao coordenador Paulo Gadelha a vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz),  Luciana Garzoni; o chefe de gabinete do IOC/Fiocruz, Daniel Daipert; a coordenadora geral da vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (Vpeic/Fiocruz), Cristina Guilam; o vice-diretor de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Sotiris Missailidis; o assessor de Relações Interinstitucionais da Fiocruz, Valber Frutuoso; a assessora do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Érica Kastrup; e os assessores técnicos da vice-presidência de Pesquisa e Produção em Saúde (VPPIS/Fiocruz), Jorge Costa e Sandra Soares.

Back to the topBack