Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Fiocruz assina Memorando de Entendimento com Universidade de Münster


14/02/2023

Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)

Share:

Na última quinta-feira (9/2), uma comitiva da Universidade de Münster, na Alemanha, visitou a Fiocruz como forma de avanço da cooperação já existente entre pesquisadores da Fundação e da instituição alemã. Na ocasião, o reitor da universidade, Johannes Wessels, e o vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas, Rodrigo Corrêa, assinaram um Memorando de Entendimento  com o objetivo de formalizar essa cooperação e abrir espaço para ampliação das atividades em parceria no âmbito institucional. 

O grupo se reuniu no Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e discutiu, entre outros assuntos, a possibilidade de fazerem uma chamada conjunta, podendo ser tripartite – envolvendo outra instituição brasileira – para colaborar com a mobilidade de pesquisadores e estudantes; além de terem abordado também a possibilidade de desenvolverem um programa conjunto de formação em cotutela/dupla titulação.

Na reunião, o coordenador-adjunto da Educação Internacional, Vinicius Cotta, fez uma apresentação da área na Fundação, como os diferentes programas de pós-graduação ofertados, as iniciativas de educação aberta e o campus virtual, que reúne diversos cursos online gratuitos. 

Ele também destacou os dados do Programa Capes de Internacionalização, o Capes PrInt-Fiocruz, e ressaltou que a Educação Internacional e os coordenadores de projeto do PrInt elencaram a Alemanha como uma das prioridades para intensificar ações de cooperação. 

A comitiva alemã, por sua vez, apresentou a universidade de Münster, fundada em 1780. O reitor apresentou também dados de educação e pesquisa, além de informações sobre o hospital universitário da universidade.

Back to the topBack