Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Encerramento do G-Stic destaca CT&I como insumos para alcance dos ODS


16/02/2023

Flávia Ribeiro (G-Stic)

Share:

O encerramento da 6ª Conferência Global de Ciência, Tecnologia e Inovação (G-Stic 2023) reuniu representantes de instituições, entre elas, a co-anfitriã Fiocruz. Pela primeira vez, a América Latina, representada pelo Rio de Janeiro, sediou o evento que funciona também como uma grande comunidade de cientistas e especialistas nas áreas de inovação, tecnologia e sustentabilidade. Ao longo dos últimos três dias, as plenárias mostraram como ciência e tecnologia são insumos essenciais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Encerramento da G-Stic 2023 reuniu representantes de instituições, entre elas, a co-anfitriã Fiocruz (foto: Eduardo Napoli / Gopala Filmes)

 

O vice-presidente da Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, agradeceu a presença de todos e à organização do evento e revelou que, para a Fiocruz, a conferência foi importantíssima dentro do contexto político atual brasileiro, no qual é essencial reforçar os laços de tecnologia e inovação na direção para o cumprimento dos ODS. “A realização deste evento é resultado do esforço que a Fiocruz tem feito reforçar a construção de redes que possam compartilhar conhecimento”. Para Krieger, o próximo passo é colocar todas essas discussões dos painéis em prática. “Os debates sobre saúde e meio ambiente são essenciais para a Fiocruz e estamos orgulhosos de contribuir para manter essa discussão em alto nível”, acrescentou. A próxima edição acontecerá em outubro 2024 na Índia, em Nova Deli.

Coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 da Fiocruz (EFA 2030), Paulo Gadelha lembrou que, desde a Cúpula dos Povos (Rio+20), a Fiocruz vem modelando a Agenda 2030 e a implementação de ações. O Brasil desempenha um papel-chave para implementação de mecanismos na agenda dos ODS. “Foram dias de trocas muito intensas, de uma agenda com compromissos e benefícios comuns, e a presença de 200 palestrantes que também tiveram a oportunidade de interagir”, enfatizou Gadelha.

Com certeza, o G-Stic é um importante protagonista para promover a ciência e garantir que vamos desenvolver novas tecnologias com propósitos bons. “Gostaríamos de informar que a Agência Marroquina de Desenvolvimento Sustentável será um dos co-anfitriões do próximo G-Stic”, disse Gadelha.

Leia mais sobre o G-Stic 2023:

Biodiversidade é destaque na última plenária do G-Stic 2023

G-Stic 2023: painéis discutem desafios na ampliação do acesso a vacinas

G-Stic 2023: especialistas debatem Covid-19 e preparação para crises

Fiocruz e UFRJ lançam sistema de alerta para novos surtos de doenças infecciosas

Sistemas de vigilância em saúde são temas de mesa da G-Stic

Abertura do G-Stic 2023 debate impactos da pandemia e falta de acesso à saúde

Fiocruz será coanfitriã de conferência internacional sobre CT&I

Back to the topBack