Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Cooperação Social da Fiocruz promove 1º ciclo de encontros temáticos do projeto Psicointegra Favela


15/02/2023

Nathalia Mendonça (Cooperação Social da Fiocruz)

Share:

Durante os meses de fevereiro, março e abril de 2023, a Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz promove oficinas abertas ao público com debates sobre o tema: a saúde na favela pela perspectiva antirracista. O ciclo formativo será realizado com as contribuições de uma equipe multidisciplinar, trabalhando o tema do antirracismo a partir do olhar da promoção da saúde e da participação nos diversos níveis e instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS).

O primeiro ciclo é do território do Jacarezinho, zona Norte do Rio de Janeiro, e será realizado na Biblioteca Parque de Manguinhos (Av. Dom Hélder Câmara, 1184 - Benfica, Rio de Janeiro). A formação é gratuita, aberta e direcionada às pessoas que moram e/ou atuam em territórios de favelas e periferias urbanas.

A Cooperação Social da Fiocruz divulga a programação das oficinas temáticas que serão realizadas nos encontros presenciais do primeiro ciclo temático: 

Psicointegra Favela

O projeto Psicointegra Favela objetiva a formação em Promoção da Saúde, com acolhimento e escuta ativa. O enfoque é antirracista, contemplando indivíduos moradores de quatro favelas específicas que tenham passado por violações de direitos humanos. A intenção é analisar as demandas locais frente a disponibilidade de serviços psicossociais para os indivíduos moradores dessas favelas na perspectiva do compartilhamento de saberes ancestrais. E também reconhecer e valorizar tais saberes que estão presentes nos quatro lugares de atuação do projeto. Psicointegra Favela é realizado pela Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz, em parceria com o Movimento Negro Unificado (MNU) e conta com o apoio da Biblioteca Parque de Manguinhos.

Back to the topBack