Fiocruz

Oswaldo Cruz Foundation an institution in the service of life

Início do conteúdo

Capacitação gera mais de 3 mil genomas do Sars-CoV-2


07/03/2023

Max Gomes (IOC/Fiocruz)

Share:

Entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, trinta profissionais de institutos de saúde e Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal estiveram na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, para treinamento em protocolo padrão de sequenciamento genômico do vírus Sars-CoV-2. Divididos em grupos de trabalho semanais, os técnicos puderam desenvolver suas habilidades em amplificação de genoma, construção de biblioteca de sequenciamento e leitura e análise de dados. Aprimoraram ainda conhecimentos sobre a funcionalidade dos equipamentos utilizados no processo, bem como técnicas de coleta, manipulação e processamento de amostras, tendo em vista a aplicação das boas práticas laboratoriais essenciais para a qualidade dos genomas produzidos. 

Neste ano, participaram técnicos das unidades da Fiocruz no Piauí e dos Lacens do Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins (fotos: Gutemberg Brito e Ricardo Schmidt)

 

À medida em que eram capacitados, os profissionais contribuíam para o entendimento da pandemia da Covid-19 no Brasil, analisando amostras positivas oriundas de seus próprios estados. Ao todo, a capacitação gerou mais de 3.600 genomas. Relatórios com informações sobre linhagens dos vírus foram enviados a gestores estaduais e federais como pronta resposta à vigilância genômica no país.

O treinamento foi uma parceria entre a Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB/SVS-MS) e o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), por meio do Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais – referência em Covid-19 no Brasil para o Ministério da Saúde e na região das Américas para a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A iniciativa se deu no âmbito da Rede Nacional de Sequenciamento Genético do Ministério da Saúde. O grupo é composto pela Rede Genômica Fiocruz (da qual o IOC faz parte), Lacens de todos os estados, os Institutos Adolpho Lutz e Evandro Chagas, além de outras instituições e centros de saúde e pesquisa do país.

Back to the topBack