Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

História e Saúde

Livros que convidam o leitor a participar de um fértil diálogo interdisciplinar, contribuindo para a compreensão do presente e do passado, em consonância com a historiografia contemporânea.

Leite para os Trópicos!: Consumo, produção e políticas públicas no Brasil, 1889-1964

Na interface entre a história sanitária, econômica e administrativa, a obra lança uma luz multifacetada sobre o desenvolvimento e as condições de produção na pecuária leiteira no Brasil. Para tanto, examina temas centrais da história da Primeira República Brasileira (1889-1930) e dos regimes desenvolvimentistas, às vezes democraticamente legitimados, às vezes autoritários, entre 1930 e 1964.

Português, Brasil

Institucionalização da Farmácia Brasileira: Rio de Janeiro e Bahia, 1808-1891 (A)

Nesta minuciosa história da institucionalização da ciência farmacêutica em território brasileiro ao longo do século XIX, a autora mapeia a emergência e a consolidação nacional de uma ciência que ganhou poderoso impulso na Europa setecentista, com o avanço da química moderna e das ciências biológicas. E que despontou, no Oitocentos, por todo o Ocidente, como auxiliar das ciências médicas no empenho de zelar pela preservação da saúde e da vida dos povos.

Português, Brasil

Médicos do Sertão: ciência, saúde e doenças em Goiás, 1947-1960

O processo de institucionalização da medicina goiana no período de 1947 a 1960 é o tema central de Médicos do Sertão: ciência, saúde e doenças em Goiás, 1947-1960, título da coleção História e Saúde.

Português, Brasil


Em Busca da Comunidade: ciências sociais, desenvolvimento rural e diplomacia cultural nas relações Brasil-EUA (1930-1950)

Integrante da coleção História e Saúde da Editora Fiocruz, a obra aborda o papel das ciências sociais e das políticas públicas no Brasil a partir dos estudos rurais e do lugar do rural na sociedade brasileira moderna. Com essa premissa, o pesquisador Thiago da Costa Lopes investiga a trajetória de relações acadêmicas e diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos de 1930 a 1950. Para isso, ele concentrou seus estudos em dois importantes sociólogos do período: o norte-americano T.

Português, Brasil



Formulário Médico: manuscrito atribuído aos jesuítas e encontrado em uma arca da Igreja de São Francisco de Curitiba

🏆 Livro vencedor do 6º PRÊMIO ABEU 2020: categoria Ciências da Vida.

⭐ Obra recebeu título de 'Memória do Mundo' pela Unesco.
▶️ Veja aqui o vídeo sobre o prêmio no canal da Editora Fiocruz no YouTube e leia aqui mais informações sobre o prêmio.

Português, Brasil

Hospitais e Saúde no Oitocentos: diálogos entre Brasil e Portugal

⭐ Menção honrosa no PRÊMIO ANPARQ 2020: modalidade Livro Coletânea.
▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio.
  

Português, Brasil

Assistência a Alienados na Cidade do Rio de Janeiro (1852-1930), A

Traça um panorama do desenvolvimento da medicina mental brasileira, da inauguração do Hospício de Pedro II (HPII) ao afastamento de Juliano Moreira da direção da Assistência a Alienados, em 1930. Antes do HPII, os 'alienados' eram recolhidos à Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, vivendo em péssimas condições, junto a outros marginalizados e indesejados pela sociedade. O acúmulo de reclamações de médicos contra essa situação convenceu o imperador a construir o primeiro estabelecimento para o tratamento específico de doentes mentais.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar