Início do conteúdo

Coordenadoria de Cooperação Social

C

A Coordenadoria de Cooperação Social é o orgão da Presidência da Fiocruz responsável pela indução, pelo fomento e pela articulação de projetos e programas sociais desenvolvidos pela Fundação, principalmente nos territórios do entorno de seus campi.

Em linha com a missão institucional da Fiocruz, a Coordenadoria assume o compromisso de interagir com o poder público, instituições e organizações para o enfrentamento e a redução das desigualdades e iniquidades sociais da saúde – relacionadas às condições gerais de vida, ambiente, trabalho e acesso à cultura, educação, lazer e serviços essenciais.

Cabe à Cooperação Social estimular o desenvolvimento de tecnologias sociais em saúde a partir de metodologias participativas e integradoras entre os saberes popular e científico.

As iniciativas desenvolvidas pela Fiocruz se articulam, especialmente, com organizações de base sociocomunitárias, grupos e movimentos sociais em territórios em situação de vulnerabilidade civil, social e ambiental, visando a proposição, a participação e o controle de políticas públicas promotoras de saúde.

Destaques

Dezenas de mulheres jovens reunidas na tenda da ciência

Evento fez parte da Agenda Jovem Fiocruz, que reuniu coletivos de mulheres jovens negras para oficinas e debates na Tenda da Ciência

Foto dos palestrantes

Participantes destacaram que as políticas públicas tratam a favela como um “não-lugar” e que a vida dos moradores é percebida como sem valor

Voltar ao topoVoltar