Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Seminários preparatórios do IX Congresso Interno da Fiocruz


14/09/2021

Centro de Estudos Estratégicos (CEE/Fiocruz)

Compartilhar:

De 15 de setembro a 10 de novembro de 2021 serão realizados os seminários preparatórios para o IX Congresso Interno da Fundação Oswaldo Cruz, instância máxima de representação institucional da Fiocruz. Serão quatro seminários em torno dos temas: Desafios do Trabalho e a Fiocruz do futuro; Desafios da Saúde e a Fiocruz do futuro; Desafios da Mudança climática e do ambiente e a Fiocruz do futuro; e Desafios da Ciência e da Inovação e a Fiocruz do futuro. A organização dos eventos é do Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz (CEE-Fiocruz). O primeiro, sobre os desafios do trabalho, está marcado para 15/9, das 14h às 17h, tendo como conferencista o economista, pesquisador e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Marcio Pochmann. O evento terá transmissão pelo canal da Vídeo Saúde no Youtube. Qualquer pessoa pode se conectar e acompanhar.

A dinâmica dos eventos inclui conferência de um convidado externo à instituição, para apresentar o contexto global e nacional do tema, seguida de comentários de dois debatedores da Fiocruz, que aproximarão o tema e as reflexões da conferência aos desafios da Fiocruz. O primeiro seminário terá como debatedoras a coordenadora geral da Coordenação Geral de Gestão de Pessoas, Andréa da Luz Carvalho, e a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública e do CEE-Fiocruz Maria Helena Machado. 

Na sequência, abre-se um debate contemplando perguntas da audiência. No processo de realização dos seminários serão formuladas, progressivamente, as grandes teses e diretrizes para os próximos quatro anos da Fiocruz.

“A ousadia desses seminários consiste em articular a reflexão de grandes pensadores sobre o contexto atual, com propostas concretas para a Fiocruz do futuro, tornando o conhecimento produzido em instrumento de transformação e de inovação da Instituição”, destaca o coordenador do CEE-Fiocruz, Carlos Gadelha, à frente da organização dos seminários e da produção de sumários sobre os pontos fundamentais de cada uma das discussões, para subsidiar a definição de estratégias para a inserção da Fiocruz em um projeto nacional de desenvolvimento.  

Os sumários servirão de suporte para o documento de referência do IX Congresso Interno, que termina com a realização da plenária, dias 8, 9 e 10 de dezembro. 

Seminários preparatórios do IX Congresso Interno da Fiocruz

Desafios do Trabalho e a Fiocruz do futuro

Conferencista: Marcio Pochmann

Debatedoras: Andréa da Luz (Cogepe/Fiocruz) e Maria Helena Machado (Ensp e CEE/Fiocruz)

Data: 15/09/2021

Hora: 14h às 17h

Transmissão: YouTube VídeoSaúde Distribuidora da Fiocruz

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar