Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares aborda desigualdade e racismo


09/09/2021

Fernanda Marques

Compartilhar:

Em celebração ao Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, o Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA), coordenado pelo Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin) da Fiocruz Brasília, lançou o terceiro número dos Cadernos OBHA, com o tema Interseccionalidade em alimentação e nutrição: desafios e conexões entre raça, classe, gênero e comida. A publicação traz elementos e reflexões em torno dos desafios contemporâneos para o campo da alimentação e nutrição.

“Convidamos vocês a conhecer este conjunto de textos para refletir e aprofundar a conversa entre ciências sociais e alimentação e nutrição. Nesta edição, encontrarão resenhas, ensaios, poesias e entrevistas com temas que tratam de práticas de comensalidade que produzem comida de verdade e se reinventam, solidariamente, na luta cotidiana contra as desigualdades, a fome, o racismo e a insegurança alimentar e nutricional”, afirmam as pesquisadoras Anelise Rizzolo e Denise Oliveira e Silva no editorial.

Alimentação como direito, fome, obesidade e formação do nutricionista são alguns dos assuntos abordados na edição. Além de textos em diferentes formatos, integrando ciência e arte, a edição traz uma entrevista em vídeo e o podcast Panela de Impressão. “A ciência cidadã deve produzir um conhecimento comprometido com a realidade e que permaneça em diálogo com a sociedade para provocar conscientização e transformação. A ousadia, a criatividade, o compromisso e a verdade não são antagônicos e precisam ser plurais”, também destaca o editorial.

Acesse o terceiro volume dos Cadernos OBHA

Acesse o portal Cadernos OBHA, com as edições anteriores

 

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Mais na web

Voltar ao topoVoltar