Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IFF promove seminário de tecnologia assistiva


03/07/2019

Por: Natália Molleri (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional (Inova), Programa Saúde e Brincar e Coordenação Técnica de Terapia Ocupacional, realizou, nos dias 4 e 5/6, o 1º Seminário de Tecnologia Assistiva Interinstitucional do Estado do Rio de Janeiro. O evento estava previsto no projeto Implementação de Laboratório de Tecnologia Assistiva e produtos de saúde para crianças e adolescentes cronicamente adoecidos no âmbito hospitalar e contou com cessão do espaço do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e parcerias com grandes instituições de ensino, pesquisa e extensão do RJ voltadas à temática da tecnologia assistiva, como o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e a Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/Uerj).

A terapeuta ocupacional do IFF/Fiocruz Fernanda Maia, coordenadora do projeto, abriu o evento abordando as metodologias para a prescrição de tecnologia assistiva. Em seguida, a representante da Esdi/Uerj Ligia Maria Sampaio de Medeiros tratou da metodologia em desenvolvimento de produto. Finalizando o primeiro dia de evento, a terapeuta ocupacional da empresa Freedom Maria José Alves abordou os ajustes técnicos das cadeiras de rodas para a facilitação da postura e mobilidade do usuário.


Maria José em sua apresentação no Instituto Fernandes Figueira (Foto: Natália Molleri)

O dia seguinte teve início com a apresentação da enfermeira estomaterapeuta do IFF/Fiocruz Andréa Rodrigues, que teve como objeto as lesões por pressão em crianças e adolescentes. Dando continuidade às atividades, a terapeuta ocupacional da empresa Dellamed Carla Moreira expôs diversos tipos de almofadas para apreciação dos participantes e discursou sobre o uso desses utensílios em cadeira de rodas sob a perspectiva do posicionamento e da prevenção das lesões de pele. Em seguida, as terapeutas ocupacionais Maria José Alves e Caciana Pinho (IFRJ) trouxeram contribuições a respeito da ergonomia/biomecânica no descontrole motor e propuseram soluções para a questão.

Fechando o evento, uma mesa redonda abordou trabalhos técnico-científicos desenvolvidos pelas instituições de ensino, pesquisa e extensão do Estado do Rio de Janeiro no âmbito da tecnologia assistiva. Baseado na pesquisa de satisfação dos participantes e na percepção da comissão organizadora, o evento foi considerado um sucesso, pois conectou profissionais de diversas formações e diferentes serviços (dentro e fora do IFF/Fiocruz), buscando ampliar e aprimorar a atenção a crianças e adolescentes com condições crônicas e complexas de saúde.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar