Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz lança selo para validação de materiais de comunicação comunitária sobre Covid-19


06/05/2020

Compartilhar:

A Fundação Oswaldo Cruz lançou no dia 6 de maio o Selo ‘Fiocruz tá junto’, parte da campanha de informação e comunicação sobre a Covid-19 Se liga no Corona!, voltada para a população moradora de periferias. Veículos de comunicação comunitária ou coletivos de periferias de todo o país podem submeter até três materiais gráficos (digitais), produtos sonoros (spots para carros de som e podcasts) ou vídeos com informações sobre o novo coronavírus.

Para participar, o responsável precisa informar o nome da organização ou coletivo, inserir o link para o site ou mídia social da sua organização e o link para acesso ao material que deseja validar – que deve estar hospedado em um repositório virtual e disponível para download.  A partir disso, o material de comunicação será analisado e validado por especialistas da Fiocruz. Se houver necessidade de correção, o coletivo será notificado por e-mail; caso seja aprovado, será retornado já com a inserção do selo ou vinheta ‘Fiocruz tá junto’. O link para o formulário está em destaque na página da Campanha Se liga no Corona! e pode ser acessado clicando na caixa “Envie seu Material”. Confira, também, um modelo de apllicação do selo para materiais impressos, que ajuda a preparar suas peças para fazer parte dessa campanha. 

Sobre a campanha 
A campanha de comunicação Se liga no Corona! tem como foco a prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, considerando as condições de vida e habitação de populações em situação de vulnerabilidade socioambiental. O conteúdo produzido pela campanha inclui rádionovelas, spots para carros de som, peças e vídeos para mídias sociais e cartazes e todos estão disponíveis para download no Portal Fiocruz e no site Maré Online. A iniciativa contou com a participação voluntária do cantor Nego do Borel, que fez as chamadas, bem como cedeu trechos de uma de suas músicas mais conhecidas - 'Me solta' - para servirem de trilha para os produtos sonoros da campanha.

A iniciativa é fruto da articulação entre a Fiocruz, Redes da Maré, Frente de Mobilização da Maré, Conselho Comunitário de Manguinhos, Conselho Gestor Intersetorial (CGI-Teias Manguinhos), Comissão de Agentes Comunitários de Saúde de Manguinhos (Comacs), Coletivo Favelas Contra o Coronavírus, Jornal Fala Manguinhos! e o sindicato dos trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN).

Outras fontes de informação 
A Fiocruz dispõe de uma área de perguntas e respostas sobre o novo coronavírus, atualiza uma página sobre o novo coronavírus com informações confiáveis, e dispõe de um repositório de materiais para downloads sobre a Covid-19. Além disso, a instituição dispõe de um canal digital de interação com a sociedade que pode ser acionado, o Fale Conosco

Voltar ao topoVoltar