Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Evento debate cenários epidemiológicos da Covid-19 no Brasil


08/09/2020

Regina Castro (CCS/Fiocruz)

Compartilhar:

Em 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a Covid-19 como uma pandemia. Ao completar seis meses, o Brasil passou a fazer parte dos países no mundo com maior número de casos e de óbitos, tornando-se o epicentro da enfermidade na América Latina. Um cenário desafiador em um país continental em que a situação nas regiões e estados é bastante heterogênea. Apesar de queda no número de casos semanais ou números em estabilidade, dados da Fiocruz, referentes à Semana Epidemiológica 35, apontam que todas as regiões brasileiras encontram-se na zona de risco e com valores semanais muito altos.

Diante da evolução da Covid-19 no Brasil e das diferentes formas de mobilização e respostas, no âmbito do setor saúde e da sociedade, para enfrentar a pandemia e suas vulnerabilidades, a Fiocruz promoverá em setembro o evento O Brasil após seis meses de pandemia da Covid 19 – I Ciclo de Debates do Observatório Covid-19, que reunirá pesquisadores nacionais e internacionais. O objetivo é analisar os impactos no Sistema Único de Saúde (SUS), na sociedade e na produção de desigualdades no Brasil. O evento é uma realização do Observatório Covi-19 da Fiocruz: Informação para ação.

Serão realizados quatro debates ao longo do mês. O primeiro será na próxima quarta-feira (9/9), de 10 às 12h, e terá como tema central Os cenários epidemiológicos no Brasil: tendências e impactos na sociedade (assista ao primeiro debate aqui). Coordenado pelo pesquisador Christovam Barcellos, vice-diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), o debate reunirá os especialistas Maurício Barreto, pesquisador da Fiocruz Bahia e coordenador do Centro de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fiocruz (Cidacs); Daniel Villela, pesquisador da Fiocruz e coordenador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz); Guilherme Werneck, vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde (Abrasco); e Thomas Mellan, pesquisador associado da escola de medicina Public Health Imperial College London.

Os próximos debates do ciclo terão como temas Covid-19: desafios para a segurança do paciente (17/9), Covid-19 e repercussões sociais: narrativas e evidências sobre desigualdades e vulnerabilidades no Brasil (23/9) e A pandemia de Covid-19: interfaces entre as populações, os sistemas de saúde e as desigualdades sociais (30/9).

Voltar ao topoVoltar