Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Escritório de Projetos da Presidência

O Escritório

 

O Escritório de Projetos da Presidência (EPP) foi criado em agosto de 2018 com o objetivo de aprimorar o processo de gestão de projetos na Fiocruz e contribuir para o desenvolvimento cientifico e tecnológico da FIOCRUZ por meio da busca da excelência no gerenciamento de projetos da Presidência. Como estratégias desse processo de aperfeiçoamento, foram empregadas ferramentas de gestão dos projetos para racionalizar o uso de recursos financeiros e humanos, padronizar os modos de avaliação de resultados, com especial atenção à integração de iniciativas semelhantes e à articulação de iniciativas complementares.

Essa ação coloca a Fundação Oswaldo Cruz a par da tendência global em organizações públicas e privadas, que utilizam técnicas reconhecidamente eficazes para o gerenciamento de projetos, a reorganização de processos e o mapeamento de competências. Em razão da excelência de seus processos o escritório recebeu, em fevereiro de 2019, a Certificação ISO 9001:2015.

As metodologias aplicadas têm, em resumo, a função de contribuir com a Fiocruz para o cumprimento de sua missão, que tem, entre suas diretrizes estratégicas, a seguinte determinação: “O desenvolvimento de projetos técnico-científicos e outros empreendimentos por meio do estabelecimento da cooperação técnica, voltada para a área de ciência, tecnologia e inovação em saúde pública, envolvendo ou não a transferência de recursos financeiros, e almejando o desenvolvimento de trabalho conjunto, de interesse comum, em benefício da saúde do cidadão”.

Em fase de consolidação, o EPP é responsável pelo gerenciamento de projeto sejam próprios ou em parcerias, com recursos captados por meio de Termos de Execução Descentralizada (TEDs) ou outros instrumentos no âmbito da Presidência e suas estruturas. Suas atribuições estão detalhadas na Portaria de Criação do Escritório.

Produção acadêmica

O Escritório busca refletir sobre seu processo de trabalho e as abordagens e metodologias de gestão vivenciadas. Como fruto desse trabalho foram produzidos e publicados artigos. O EPP também teve seis trabalhos aceitos e apresentados no Congresso da Abrasco de 2018. Esse material encontra-se disponível no Arca.

Veja o vídeo Produção acadêmica EPP

Voltar ao topoVoltar