Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Fazer Saúde

Saúde na Escola: intersetorialidade e promoção da saúde

O livro reflete sobre conceitos, modelos, processos e estratégias para enfrentar os desafios da organização dos programas de saúde na escola. Em um momento desafiador e crucial da história da educação no Brasil, a obra do médico pediatra Carlos dos Santos Silva, pesquisador da Fiocruz, analisa propostas inovadoras de reaproximação entre os setores da educação e da saúde.

Português, Brasil

Atenção Diferenciada: a formação técnica de agentes indígenas de saúde do Alto Rio Negro

Mais um lançamento da coleção Fazer Saúde, o livro apresenta as contribuições do Curso Técnico de Agentes Comunitários Indígenas de Saúde (CTACIS) na região do Alto Rio Negro do Brasil. Com a proposta de melhorar os serviços de saúde nas comunidades indígenas, o curso foi desenhado como uma estratégia multidisciplinar por diversos atores e implementado de acordo com as realidades locais. 

Português, Brasil

Saúde de Migrantes e Refugiados

Mais um título da coleção Fazer Saúde, o livro aborda um dos temas mais urgentes da contemporaneidade: a situação de migrantes e refugiados no Brasil e em diversas partes do mundo e da mobilidade humana internacional. 

Português, Brasil

Pessoas com Deficiência e Doenças Raras: o cuidado na atenção primária

O livro apresenta importantes experiências e esforços realizados no Brasil, nas últimas décadas, na inserção e na adaptação de pessoas com deficiência e doenças raras aos sistemas de saúde e de gestão. Organizado pela médica pediatra Daniela Koeller Rodrigues Vieira, pesquisadora do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a coletânea apresenta artigos de profissionais de diferentes campos científicos e especialidades como Biologia, Genética e Fonoaudiologia. 

Português, Brasil

Nasf e o Trabalho na Atenção Básica à Saúde: apontamentos práticos e experimentações, O

O cotidiano das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) em Recife, Pernambuco, é a base desta obra, que convida o leitor à reflexão sobre o lugar central da Atenção Básica à Saúde na organização do cuidado e nos processos criativos e inovadores que cercam os profissionais de saúde pública.  

Undefined

Saúde no Caminho da Roça

Traz sólida base de referências bibliográficas ao mesmo tempo em que se assenta em conhecimentos validados pelas experiências profissionais e pessoais cotidianas dos autores. Foi pensado como instrumento para o “fazer rural” e formação das equipes de saúde nos diferentes contextos brasileiros, com ênfase na Atenção Primária à Saúde (APS) e foco ampliado para além da tradição acadêmica e científica, majoritariamente urbanas.

Português, Brasil

Avaliação Nutricional na Atenção Básica: reflexões sobre práticas e saberes

Mais um título da Coleção Fazer Saúde, o livro traz sete artigos de 11 autores, todos nutricionistas de formação. A publicação é voltada tanto para profissionais da saúde da Atenção Básica, quanto estudantes e demais interessados. 

As organizadoras contextualizam a situação alimentar e nutricional da população brasileira: complexa, caracterizada pela diminuição da desnutrição, aumento do sobrepeso e obesidade e pela má alimentação. Diante deste quadro, a Atenção Básica se apresenta como estratégica parra a concepção e realização de ações de promoção da saúde e cuidado integral.

Português, Brasil

Jogo como Prática de Saúde, O

O livro O jogo como prática de saúde é resultado de estudos iniciados em 2009 que buscaram articular três campos do conhecimento: a saúde, a comunicação e os jogos. Marcelo Simão de Vasconcellos, Flávia Garcia de Carvalho e Inesita Soares de Araujo nos trazem uma proposta inovadora: valorizar os jogos como prática humana e social e considerar seu potencial criativo para integrá-los às práticas de saúde.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar