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Jogo como Prática de Saúde, O

Autores: Marcelo Simão de Vasconcellos, Flávia Garcia de Carvalho, Inesita Soares de Araújo

O livro O Jogo como Prática de Saúde é resultado de estudos iniciados em 2009 que buscaram articular três campos do conhecimento: a saúde, a comunicação e os jogos. Marcelo Simão de Vasconcellos, Flávia Garcia de Carvalho e Inesita Soares de Araujo nos trazem uma proposta inovadora: valorizar os jogos como prática humana e social e considerar seu potencial criativo para integrá-los às práticas de saúde. O ineditismo fez do livro o primeiro da coleção Fazer Saúde, que vem se somar às outras sete da Editora Fiocruz – Antropologia e Saúde; Bioética e Saúde; Criança, Mulher e Saúde; História e Saúde; Loucura e Civilização; Saúde dos Povos Indígenas; e Temas em Saúde.

Os autores privilegiam a análise dos jogos digitais, amplamente disseminados nas sociedades contemporâneas, mas pouco estudados além de duas categorias – a de jogos educativos e a de instrumento de divulgação científica. Para isso, descrevem e discutem experiências como o uso de newgames sobre epidemias; os jogos voltados para grupos que vivenciam doenças de difícil abordagem, como crianças com Síndrome de Down ou autismo; e outros desenvolvidos pra pessoas idosas com o objetivo de reduzir o risco de Alzheimer. A discussão vai além do uso terapêutico dos jogos: trata da sua inserção em contextos sociais e culturais mais amplos e do envolvimento na experiência lúdica de grupos de referência. 

R$ 24,00 (impresso) | R$ 14,40 (digital) | 134 páginas

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ISBN: 978-85-7541-561-0. 2018. Coleção Fazer Saúde
 
Sumário:
Apresentação
1. Um Mundo que joga
Jogos digitais | Novas mídias e jogos | A popularização dos jogos | Gamificação e a ludificação da cultura: o jogo invade a vida
2. Entendendo os jogos
O que é um jogo? | E o que são jogos digitais, jogos eletrônicos, videogames, games e cia? | Histórico dos jogos digitais | Para além do entretenimento | Jogos para a saúde
3. Jogos como terapia
      Jogos na reabilitação | Jogo no cuidado em saúde
4. Jogos na educação e na saúde
Jogos nas escolas | Jogos no ensino em saúde | Jogos como treinamento em saúde
5. Jogos para a sociedade
Jogos como comunicação | Jogos como participação social | Jogos como espaço social de interlocução em saúde
6. Para seguir em frente
Jogos aplicados à saúde | Serious gaming | Aprendendo a criar jogos
Referências
Leituras complementares
Glossário
 
Sobre os autores:
Flávia Garcia de Carvalho: graduada em artes visuais e especializada em informação e comunicação em saúde. Integrante do Polo de Jogos e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz)
 
Inesita Soares de Araujo: comunicóloga, doutora em comunicação e cultura, com pós-doutorado em estudos sociais. Pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz, desenvolve suas atividades no Laboratório de Comunicação e Saúde e no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), ambos do Icict/Fiocruz
 
Marcelo Simão de Vasconcellos: graduado em desenho industrial e doutor em ciências. Na Fundação Oswaldo Cruz, programador visual e professor do Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (PPGICS) e integrante do Polo de Jogos e Saúde, ambos do Icict/Fiocruz. Professor na Universidade Estácio de Sá, chair do Workshop de Jogos e Saúde do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (Sbgames) e diretor da Acta Ludica: International Journal of Game Studies.
 

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