Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Medicina, Epidemiologia e Bioestatística

Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde

⭐ 3º lugar no Prêmio ABEU 2022: categoria Ciências da Vida.

⭐ Finalista do Prêmio Jabuti 2022: categoria Ciências

▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio.

⬇️ Clique para fazer o download gratuito do livro

 

Português, Brasil

Introdução à Inferência Causal em Epidemiologia: uma abordagem gráfica e contrafatual

⭐ 3º lugar no Prêmio ABEU 2022: categoria Ciências Naturais e Matemáticas.

▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio.

Português, Brasil

Vacinas

🏆 Vencedor na categoria Ciências da Vida do Prêmio ABEU 2022

▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio.

➡️ Veja aqui o vídeo de lançamento.

 

Português, Brasil

Como e Por Que as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde: e-book interativo

Clique aqui para acesso online 

Clique aqui para download*

*Necessário que o usuário possua algum leitor de livros digitais (formato EPUB) instalado em seu dispositivo. Exemplos: Google Books, Apple Books, Reasily, Calibre, entre outros.

Português, Brasil

Brasil Saúde Amanhã: dimensões para o planejamento da atenção à saúde

"Este livro reúne trabalhos desenvolvidos sobre os temas relacionados às projeções do perfil epidemiológico do país e a organização e gestão dos serviços de saúde, com o objetivo de apoiar o planejamento e a prospecção estratégica do sistema de saúde em âmbito nacional. A abordagem de prospecção estratégica adotada pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã pretende expandir a capacidade de compreensão em relação a temas e situações emergentes fundamentais para o planejamento em saúde de médio e longo prazo.

Português, Brasil

Rede de Frio: fundamentos para a compreensão do trabalho

Um eficiente (e complexo) processo de conservação, armazenamento e distribuição - denominado rede de frio - garante a qualidade das vacinas que chegam às diversas salas de imunização do país.

Português, Brasil

Inquérito de Saúde na Esfera Local: colocando em prática

Contribuir para melhorar a qualidade da informação sobre as condições de vida e saúde das populações urbanas de baixa renda, em territórios vulneráveis, visando a aumentar o acesso aos serviços de saúde e aprimorar a assistência prestada pelo SUS: partindo deste objetivo, as autoras apresentam sua experiência com o Inquérito sobre Condições de Saúde e Utilização de Serviços de Saúde no Território de Manguinhos, Rio de Janeiro. O livro indica as particularidades práticas da realização desse tipo de pesquisa.

Português, Brasil

Dengue: teorias e práticas

🏆 Livro vencedor do 2º PRÊMIO ABEU 2016: categoria Ciências da Vida.
⭐ Finalista do 58º PRÊMIO JABUTI 2016: categoria Ciências da Saúde.
▶️ Clique aqui e aqui para mais informações sobre os prêmios. 

Português, Brasil

Aspectos Econômicos da Equidade em Saúde

As contribuições para este livro fazem um exame crítico de alguns desafios a enfrentarmos nos campos da equidade em saúde e nos sistemas de saúde. Ao mesmo tempo em que fornece uma visão resumida dos problemas da desigualdade em saúde em uma perspectiva global, reflete sobre a importância de examinar a comunidade e a cultura, particularmente a cultura nativa, na busca pela equidade. Também compara e contrasta abordagens neoliberais e igualitárias e o que elas significam para os sistemas de saúde.

Português, Brasil

Segurança do Paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde (vol. 1) + Segurança do Paciente: criando organizações de saúde seguras (vol. 2)

Promover, proteger e recuperar a saúde é o que se espera dos serviços de saúde. Por isso, provoca espanto quando se fala que o processo de cuidado em saúde pode causar incidentes com danos. Alguns perigos são inerentes a esse processo – por exemplo, os efeitos colaterais conhecidos de determinados medicamentos. Outros podem ser consequências de erros, que acontecem em qualquer ramo de atividade, inclusive na saúde.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar