Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Gênero

Parto Natural, Parto Humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias

Resultado de pesquisa para a realização de tese de doutorado da autora Olivia Hirsch, o livro Parto Natural, Parto Humanizado: perspectivas de mulheres de camadas populares e médias se debruça sobre experiências de parto humanizado em dois diferentes segmentos sociais de uma metrópole do Brasil. 

Português, Brasil

Como e Por Que as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde: e-book interativo

Clique aqui para acesso online 

Clique aqui para download*

*Necessário que o usuário possua algum leitor de livros digitais (formato EPUB) instalado em seu dispositivo. Exemplos: Google Books, Apple Books, Reasily, Calibre, entre outros.

Português, Brasil

Des-Aprendizado de Si: transexualidades, interação e cuidado em saúde, O

Bianca e Leandro formavam um casal. “Bianca exibia um corpo com formas arredondadas decorado por vestidos, maquiagem e saltos altos, mas ainda tinha o pênis; Leandro usava faixas para apertar os seios e uma meia enrolada na cueca para fazer volume nas calças. Uma mulher com pênis; um homem sem? Um menino vira mulher e namora uma menina que vira homem? Ela é ele? Ele é ela?” Do choque inicial veio a motivação para o trabalho de doutorado sobre candidatos/as ao processo transexualizador em um serviço de um hospital público.

Português, Brasil

Meu Encontro com os Outros: memórias de José de Albuquerque, pioneiro da sexologia no Brasil

A sexualidade como função fisiológica e o desejo sexual como necessidade orgânica primária. A educação sexual – para homens e mulheres – como estratégia para solucionar não só o problema das doenças venéreas, mas outros como a desarmonia conjugal e as perversões sexuais. A legitimação e institucionalização da andrologia, a ciência do homem. A crítica à abstinência sexual socialmente imposta às mulheres solteiras e viúvas.

Português, Brasil

Dicionário Feminino da Infâmia: acolhimento e diagnóstico de mulheres em situação de violência

A obra traz um rico panorama dos conceitos recorrentes na pauta feminista e das mulheres e vai além, apresentando temas e significados em sua dimensão histórica, política e social. Estão explicados fenômenos que envolvem os vários aspectos, tipos e cenários das violências e também formas de resistência, além de informações sobre análises científicas que ampararam a criação de procedimentos, normas, abordagens e técnicas que hoje estão regulamentados e em funcionamento em diversos setores públicos de forma regular e/ou ainda embrionária.

Português, Brasil

Visões do Feminino: a medicina da mulher nos séculos XIX e XX

O presente livro da coleção História e Saúde ao mesmo tempo que enfoca o nascimento de duas especialidades da medicina -  a obstetrícia e a ginecologia - aborda, a partir de pesquisa aprofundada - o nascimento de todo um discurso que pretendia conhecer a natureza feminina. Quando o corpo feminino passa a ser um objeto de estudo e quando o discurso médico-científico passa a discursar sobre este corpo, a medicina também se torna responsável pela construção de muitos mitos ainda hoje presentes no imaginário ocidental acerca da mulher.

Português, Brasil

Útero Artificial, O

Nesta obra, o médico, biofísico e filósofo francês Henri Atlan apresenta o estado da arte na pesquisa em ‘útero artificial’, biotecnologia de ponta na área da reprodução.  O autor apresenta, também, uma reflexão sobre as possíveis repercussões morais, culturais e sociais de seu emprego, suscitando questões de interesse não apenas para especialistas, mas para o público em geral.

Preço: R$ 24,00 | 132 páginas

Português, Brasil

Travesti: prostituição, sexo, gênero e cultura no Brasil

Um estudo da vida cotidiana das travestis (como preferem ser chamadas) que trabalham no centro histórico de Salvador enfocando o modo como vivem, agem, pensam e falam sobre sua própria inserção na sociedade brasileira. Isso é o que vai encontrar o leitor de Travesti: prostituição, sexo, gênero e cultura no Brasil.

Português, Brasil

Sexualidade Masculina, Gênero e Saúde

O livro traz ampla análise de pesquisas nacionais e internacionais recentes sobre homens, masculinidade e saúde e examina matérias publicadas em uma revista masculina contemporânea, em que a ‘saúde do homem’ vira produto a ser consumido, reforçando a imagem de uma masculinidade globalizada, viril, malhada e heterossexual, em contraste às realidades de um grupo de entrevistados no Rio de Janeiro. Por que homens morrem mais cedo? Por que usam menos os serviços de saúde?

Português, Brasil

Saúde, Trabalho e Modos Sexuados de Viver

Abordagem integrada de gênero, trabalho e saúde no relato da experiência de mulheres empregadas nas indústrias de processos químicos. Ao pensar sobre o tema - ouvindo, ao mesmo tempo, o depoimento de quem integra esta realidade -, a autora traz mais informações sobre os efeitos do trabalho sobre a saúde das mulheres. Durante a leitura, tornam-se visíveis os sistemas de hierarquização, bem como a naturalização da divisão sexual do trabalho.

Português, Brasil

Voltar ao topoVoltar