Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ciências Biológicas e Biomédicas em Saúde

Testosterona: a biografia de um hormônio

Neste livro, fruto de tese de doutorado, defendida em 2017 no Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), Lucas Tramontano descortina, com a mediação dos estudos socias da ciência, o surgimento e desenvolvimento do que hoje conhecemos como o hormônio testosterona e suas implicações nos estudos de gênero e masculinidades.

Undefined

Nascimento Prematuro: repercussões no desenvolvimento integral

O nascimento prematuro é um evento que pode afetar o desenvolvimento integral da criança e exercer impacto sobre sua saúde física, cognitiva e emocional, presente e futura.

Este volume, fruto do trabalho do Ambulatório de Seguimento do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), abrange, de forma interdisciplinar, diferentes áreas clínicas e do desenvolvimento infantil, para dar conta da complexidade dos cuidados necessários voltados às crianças nascidas pré-termo.

Undefined

Tópicos em Virologia

O primeiro volume da Coleção Bio é fruto de cursos de férias no Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Em nove capítulos, escritos pelos alunos, com a supervisão de docentes e coordenadores do Programa de Pós-Graduação do IOC/Fiocruz, aborda aspectos relacionados a biossegurança, diagnóstico, características gerais dos vírus, epidemiologia, viroses emergentes, prevenção, além de comentários sobre os desafios atuais que cercam os fenômenos ligados à virologia em um contexto de saúde global.

Undefined

Dermatologia e Doenças Infecciosas: fundamentos e condutas

A obra tematiza as manifestações dermatológicas humanas decorrentes de infecções, infestações e outros agravos biológicos. O estudo abrange de um campo muito amplo de abordagens clínicas que se entrelaçam como diagnósticos diferenciais na relação entre os agentes causais e as condições da pessoa atingida. Importam: sua faixa etária, seu modo de vida, os espaços geográficos em que habita ou mais recentemente percorridos, além de atividades especificamente associáveis ao agravo.

Português, Brasil

Covid-19 no Brasil: cenários epidemiológicos e vigilância em saúde

⭐ 3º lugar no Prêmio ABEU 2022: categoria Ciências da Vida.

⭐ Finalista do Prêmio Jabuti 2022: categoria Ciências

▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio.

⬇️ Clique para fazer o download gratuito do livro

 

Português, Brasil

Introdução à Inferência Causal em Epidemiologia: uma abordagem gráfica e contrafatual

⭐ 3º lugar no Prêmio ABEU 2022: categoria Ciências Naturais e Matemáticas.

▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio.

Português, Brasil

Vacinas

🏆 Vencedor na categoria Ciências da Vida do Prêmio ABEU 2022

▶️ Clique aqui para mais informações sobre o prêmio.

➡️ Veja aqui o vídeo de lançamento.

 

Português, Brasil

Aedes de A a Z

Que particularidades tornam o mosquito Aedes tão presente em nossa rotina? O que há de novo em termos de estratégia e controle desse mosquito?

Português, Brasil

Bioética, Saúde e Sociedade

A coletânea organizada por Marisa Palácios, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta contribuições e diálogos entre a ética e a saúde pública.

As muitas mudanças causadas pelas inovações tecnológicas nas áreas de saúde e, especialmente, na saúde coletiva são debatidas no livro, que reúne textos de especialistas de diversas áreas do conhecimento - Direito, Medicina, Farmácia, Ciências Sociais, Filosofia, Enfermagem, Psicologia - em torno de temas atuais e desafiadores para toda a sociedade.    

Português, Brasil

Poliomielite no Brasil: do reconhecimento da doença ao fim da transmissão

Uma doença conhecida no Brasil desde o início do século XX, mas que só chamou a atenção da opinião pública nos anos 1950, quando epidemias atingiram algumas das principais cidades do país. Somente a partir de 1980, a poliomielite - a partir de intervenções e iniciativas internacionais de controle e erradicação - passou a ser combatida pelo setor Saúde no Brasil.

O livro aborda essa longa trajetória, que passa pelo reconhecimento da doença, por estratégias de vacinação e processos de contínua aprendizagem nos campos político-institucional, tecnocientífico e social. 

Undefined

Voltar ao topoVoltar