Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Visita do Papai Noel marca mais um Natal solidário no IFF/Fiocruz


14/12/2023

Por Suely Amarante (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

Papai Noel existe? Essa é a pergunta que muitas vezes ouvimos, principalmente, entre as crianças maiores. Sim, Papai Noel existe. Isso é tão certo quanto a existência do amor, da generosidade e da devoção, e você sabe que tudo isso existe em abundância trazendo mais beleza e alegria à nossa vida. Ah! Como seria triste o mundo sem Papai Noel! Não haveria então a fé das crianças, a poesia e a fantasia para fazer a nossa existência suportável. A transparente luz das crianças, com a qual inunda o mundo, seria apagada.  

Foi nesse clima de luz, fé e esperança que o Papai Noel visitou, no dia 8 de dezembro, o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Para muitas crianças que permanecem internadas duante todo o ano, a sua chegada é mágica e inesquecível. Ao entrar na Enfermaria de Pediatria, o “bom velhinho” se emocionou ao ver os rostinhos sorridentes e alegres dos pequenos pacientes. Com um sorriso estampado no rosto, ele descaracterizou a fantasia vermelha típica do Papai Noel, já que precisou vestir um jaleco de proteção sobre o traje, a fim de evitar a contaminação no ambiente. Nada disso, no entanto, interferiu no clima de festa que se estabeleceu como num passe de mágica.  

Para Iris Isabel, de cinco anos, o “bom velhinho” chegou em uma boa hora, pois ela estava precisando de uma mochila nova. “Eu gostei das panelinhas, pois nunca tinha ganhado esse brinquedo. Mas gostei mesmo foi da mochila nova, estava precisando muito de uma,” enfatizou a pequena paciente. Ao passar pela Maternidade, Papai Noel deixou mimos e sorrisos entre pacientes e equipes. “Ainda não tinha nada para o meu bebê e ganhei vários presentes, sem contar a energia e o clima de amor e alegria deixados para cada uma de nós. Foi um momento indescritível”, enfatizou a paciente Lorraine Aparecida. 
 


A felicidade da pequena Iris ao receber os presentes (Foto: Bruno Guimarães)

O Papai Noel conta com a participação e colaboração de uma equipe de renas que não mede esforços para tornar mágica as suas visitas aos hospitais, asilos e outras instituições. No IFF/Fiocruz, a fonoaudióloga Luciana Mayrink acompanhou as visitas e falou da importância da iniciativa. “É um momento de muita expectativa, pois trazemos ao ambiente hospitalar alegria, aconchego e alento, proporcionando a essas crianças uma oportunidade de vivenciar a magia que permeia o Natal, ainda que seja em um ambiente hospitalar. O Papai Noel transforma o rostinho de cada criança,” enfatizou. 

Se nas visitas às crianças o Papai Noel é só sorrisos e alegria, durante uma interrupção das atividades para o lanche, o “bom velhinho” chega a se emocionar ao contar sobre o seu contato com os pequenos, e reforça a importância dessa ação realizada no Instituto. “Realizamos esse trabalho há mais de 20 anos. Levando amor, carinho, alento e esperança às crianças e seus familiares e desejamos que o Natal seja todos os dias. Pois é esse clima que desarma os nossos corações, onde ficamos mais amáveis, mais solidários e somos capazes de transformar a vida em dias melhores,” declarou.

Na oportunidade, a chefe de Gabinete da Direção, Mariana Setúbal, agradeceu ao Papai Noel e a equipe de voluntários e renas, que não medem esforços para a concretização da iniciativa no contexto hospitalar. “Vivenciamos, diariamente, uma rotina árdua e é importante que a gente lembre que existe vida fora do hospital. A visita do Papai Noel nos faz enxergar isso, pois quando ele entra nas unidades hospitalares, rapidamente, transforma os nossos sentimentos e vimos a possibilidade de sonhar e acreditar que os sonhos são possíveis. Mesmo hospitalizados, em momentos difíceis, precisamos resgatar sonhos e a certeza de dias melhores,” finalizou Mariana. 


A equipe da Unidade Intermediária (UI) também registrou o momento ao lado do Papai Noel (Foto: Bruno Guimarães)

Voltar ao topoVoltar