Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IFF/Fiocruz inova na nutrição neonatal com o “Copo SIP”


13/12/2023

Por Mayra Malavé-Malavé (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

O Copo SIP, desenvolvido no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), emerge como uma inovação facilitadora na alimentação de bebês pré-termo, promovendo o aleitamento materno de forma segura e eficaz. Com seu design inovador baseado em conceitos de fonoaudiologia, o dispositivo respeita a anatomia e a fisiologia oral dos bebês, contribuindo para o amadurecimento de suas habilidades e favorecendo o sucesso da amamentação. Assim, essa inovação torna-se um novo conceito para o aleitamento materno, marcando um avanço significativo na saúde materno-infantil.

Reconhecimento internacional

Essa jornada inovadora, idealizada pela fonoaudióloga aposentada do IFF/Fiocruz, Nádia Rodrigues Mallet (foto), teve seus desafios, mas hoje, o reconhecimento internacional reforça sua importância. A recente visita nos dias 6 e 7 de dezembro da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) ao Instituto destaca globalmente o impacto positivo do Copo SIP.

Vale destacar que, em 2020, Nádia foi contemplada duplamente no 2º Concurso de Invenções Patenteadas da América Latina (Prosur), como Mulher Inventora mais bem colocada e em segundo lugar com o projeto "Dispositivo para a Alimentação Complementar para Bebês de Risco”. O produto já está em produção comercial, em parceria com a empresa Biomédica, que disponibilizará essa inovação a instituições de saúde em breve. 

Pronto para produção

A parceria com a Biomédica para a fabricação do Copo SIP evidencia a relevância do produto, conforme alega o sócio e gerente geral da empresa, Marco André Esteves dos Anjos. "Estamos desenvolvendo um novo produto com a Fiocruz, uma instituição de reconhecimento internacional, mostrando crescimento e capacitação no desenvolvimento de produtos inovadores. O Copo SIP é uma oferta de alta tecnologia que estimula a amamentação e reduz a perda de leite".

O diretor do IFF/Fiocruz, Antônio Meirelles, frisa a importância dessa parceria como um compromisso institucional e enfatiza que o Copo SIP é resultado do empenho da Fiocruz em oferecer soluções eficazes para os desafios na assistência aos recém-nascidos.

Já a coordenadora de Gestão Tecnológica (Gestec) da Fiocruz, Carla Maia Einsiedler, comenta sobre a relevância dessa inovação no portfólio da Fundação. "O dispositivo alternativo de alimentação para bebês representa um importante caso de sucesso do Portfólio de Inovação da Fiocruz. A necessidade observada na prática da assistência inspirou o desenvolvimento de uma inovação que diminui riscos e melhora a qualidade da alimentação de recém-nascidos pré-termo, favorecendo o aleitamento materno. É um excelente exemplo de que inovações que agreguem valor e beneficiem o Sistema Nacional de Inovação em Saúde não acontecem apenas em laboratórios de pesquisa, mas também em ambientes hospitalares. A trajetória foi longa e o aprendizado durante o processo foi intenso e nos guiará em novas iniciativas".

Mais mulheres na inovação

Em um contexto mais amplo, a diretora da OMPI para América Latina e o Caribe, Beatriz Amorim-Borher, ressalta. "Nádia faz parte dos 30% de cientistas mulheres no mundo. A estória do seu trabalho e da sua invenção deve inspirar mais meninas a seguir carreiras na ciência".

A Fiocruz está comprometida com a promoção da equidade de gênero na Ciência, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030 e conta com o Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência, que incentiva a participação feminina na ciência. "No que diz respeito aos profissionais com atuação nos atendimentos às demandas de propriedade industrial nos projetos da Fiocruz, 46% são mulheres. Nádia e o Copo SIP desenvolvido por ela são inspiradores por mostrar que a Fiocruz é capaz de transformar conhecimento em produtos para a sociedade e que isso pode ser feito por mulheres muito competentes", alega Carla Maia Einsiedler.

Sobre sua realização, a inventora do Copo SIP, Nádia Mallet, expressa. "Chegar até aqui não foi fácil, mas ver o reconhecimento internacional e a OMPI levando esse conhecimento para fora é extremamente gratificante. Contribuir para a amamentação de bebês pré-termo é uma realização".

O Copo na prática

Valdicéia Santos, técnica de enfermagem na Unidade Neonatal do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla e avó da recém-nascida Nala Carolina, compartilhou sua experiência com o Copo SIP durante a internação da sua neta na UTI Neonatal do IFF/Fiocruz. Com seu olhar de profissional da saúde, ela destacou a eficácia do dispositivo. “Ao contrário de outros métodos tradicionais, esse copinho oferece uma administração precisa do leite, evitando desperdícios. A própria forma do Copo é direcionada para a boquinha da criança, proporcionando uma alimentação suave e minimizando o desconforto. É uma contribuição valiosa para a saúde dos recém-nascidos”.

Próximos passos

Gisele Mendonça, representante do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-IFF/Fiocruz), informa que o Copo SIP encontra-se no último estágio do ciclo da inovação, denominado de difusão da tecnologia. “No momento, estamos trabalhando para disseminá-lo, isto é, divulgando-o ao maior número de pessoas e instituições para que tenham conhecimento sobre o produto, tanto no Brasil como no exterior. Isto é fundamental para que pré-termos de alto risco e profissionais que atuam em UTI Neonatal possam, cada vez mais, ter acesso aos benefícios da inovação”.

Alicia Pinto, que também atua no NIT-IFF/Fiocruz, completa. “A divulgação de uma inovação criada no IFF/Fiocruz através da OMPI, uma das agências das Nações Unidas, permitirá o maior alcance na difusão da nossa tecnologia. E, nesse caso, uma tecnologia democrática, para todos, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas não só no Brasil, mas no mundo”.

Fotos: Mayra Malavé-Malavé (IFF/Fiocruz) e Gisele Mendonça (NIT-IFF).

Voltar ao topoVoltar