Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Semana Internacional do Acesso Aberto na Fiocruz


23/10/2023

Anne Clinio (VPEIC)

Compartilhar:

A Semana Internacional do Acesso Aberto (#OAWeek) acontece a cada mês de outubro e convoca a comunidade acadêmica e de pesquisa para conhecer os benefícios e atuar em prol do Acesso Aberto à literatura científica.

Este ano, o tema “Comunidade versus comercialização”, pretende incentivar uma conversa franca sobre perspectivas da Ciência Aberta que priorizam os melhores interesses da comunidade pública e acadêmica e aquelas que buscam a extração desigual de lucros derivados das atividades científicas financiadas com recursos públicos. Este debate gira em torno de temas como a necessidade de governança comunitária e de infraestruturas abertas, reagindo a atual tendência de plataformização da ciência e celebração de Acordos Transformativos.  

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NA FIOCRUZ  

Fiocruz Paraná inicia Encontro Internacional sobre Gestão na Ciência com o tema “Na trilha da Ciência Aberta” 

O Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas (Fiocruz Paraná) inaugura, durante a Semana do Acesso Aberto 2023, o Encontro Internacional sobre Gestão na Ciência com o tema “Na Trilha da Ciência Aberta”. A proposta é que estudantes e profissionais envolvidos em atividade de pesquisa conheçam iniciativas nacionais e internacionais, além de debaterem as repercussões da Ciência Aberta na reprodutibilidade científica, na gestão de dados e no direito autoral.  

 

 

 

 

 

  • 25/10 - A pesquisa científica no contexto da Ciência Aberta.  

  • 01/11 - Iniciativas governamentais e institucionais de Acesso Aberto  

  • 08/11 - Reprodutibilidade científica e gestão de dados de pesquisa 

  • 29/11 - Redes sociais e seus efeitos na comunidade científica e sociedade.  

  • 13/12 - Como fica o direito autoral na Ciência Aberta? 

Todas as sessões serão on-line e acontecem das 10h às 12h. Faça sua inscrição! 
 

Acesso Aberto, integridade e ética em pesquisa científica 

O Fórum de Comitês de Ética em Pesquisa e a Comissão de Integridade em Pesquisa promovem a mesa de debates "Desafios do Acesso Aberto para a Integridade e Ética em Pesquisa” no dia 27 de outubro, das 10h às 11h30 no Auditório Sérgio Arouca, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).  

O bate-papo trará uma visão da integridade e ética em pesquisa sobre a publicação em Acesso Aberto através dos olhos de Carmen Penido e Jennifer Braathen. Carmen, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), é Coordenadora da CIP, representante da Fiocruz na Rede Brasileira de Reprodutibilidade em Pesquisa e membro do Comitê Consultivo Internacional da Conferência Mundial sobre Integridade em Pesquisa (WCRI). Jennifer, da Plataforma de Pesquisa Clínica do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI) é Coordenadora adjunta do Fórum de CEP da Fiocruz e Membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos (Conep). A moderação será de Ximena Illarramendi, coordenadora do CEP Fiocruz/IOC, coordenadora adjunta da CIP e representante do Fórum de CEP Fiocruz no Fórum de Ciência Aberta. 

 

Rede de Bibliotecas: lançamento de livro sobre repositórios institucionais 

O XVII Encontro da Rede de Bibliotecas será realizado durante a Semana Internacional do Acesso Aberto e irá abordar o tema "Bibliotecas Inteligentes: IA e o Acesso à Informação". No primeiro dia do evento (24/10), será lançado o livro "Repositórios: Visão e Experiência - Volume 1" que conta com capítulo "Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz: alicerce para o desempenho do Arca Repositório Institucional".

No texto, a equipe do repositório resgata um pouco da história da Fiocruz e descreve como se deu a construção e implementação do Arca. Conheça a programação completa e faça o download da publicação

Voltar ao topoVoltar