Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisador José Noronha é o convidado do próximo Centro de Estudos do Icict (6/5)


03/05/2022

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Centro de estudos - Memórias - Fotos de José Noronha e Ricardo Dantas
Em seus 36 anos de história, o Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) tem produzido pesquisas em prol da saúde pública e do direito à informação e à comunicação. Quais são as histórias por trás dessas pesquisas? Quem são os cientistas que têm desenhado o campo que enlaça comunicação, informação e saúde?

O Centro de Estudos do Icict continua, na próxima sexta (6/5), às 14h, a série Memórias, com sessões extraordinárias que homenageiam pesquisadores que deram contribuições valiosas à ciência brasileira. Neste ciclo, a cada sessão, são destacadas as trajetórias de cientistas que se dedicaram a construir a história do Icict, do SUS e da saúde pública brasileira.

Em maio, o convidado é o pesquisador José Carvalho de Noronha. Médico e doutor em saúde coletiva, Noronha integrou o Laboratório de Informação em Saúde (LIS), do Icict. Em cinco décadas de trajetória, atuou em inúmeras frentes em prol do fortalecimento da saúde pública brasileira. Participou ainda da Reforma Sanitária, movimento que culminou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Liderou pesquisas que usam a informação para avaliar serviços de saúde e balizar políticas públicas. Atualmente, coordena o projeto Brasil Saúde Amanhã, que busca uma prospecção estratégica do sistema de saúde brasileiro.

Noronha foi Secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (1988-90) e Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (2007-08), entre outros cargos públicos. Foi Presidente da Associação Brasileira de Pós-Gradução em Saúde Coletiva (Abrasco), de 2000 a 2003, membro da Diretoria da International Society for Quality in Health Care (2011-13) e Diretor Ad-hoc do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), de 2012 a 2013.

Quem irá fazer a mediação do encontro com Noronha é Ricardo Dantas, pesquisador do Icict, no Laboratório de Informação em Saúde (LIS), e docente da pós-graduação do instituto. Dantas também coordena o Projeto Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde (Proadess).

As sessões da série Memórias ocorrem sempre na primeira sexta-feira do mês, às 14h, com transmissão pelo canal da VideoSaúde no YouTube.

 

 

Voltar ao topoVoltar