Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Jogos e Saúde: SBGames 2022 abre inscrições para submissão de trabalhos


03/05/2022

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Já estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos para o SBGames 2022 – Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, que é o maior evento em Jogos e Entretenimento Digital do Brasil e que este ano será presencial e acontecerá em Natal (Rio Grande do Norte), entre os dias 24 e 28 de outubro.  A submissão dos trabalhos vai até 19 de junho de 2022.

Dinâmico, o SBGames é realizado desde 2004 e vem incorporando vários temas e a Trilha de Saúde é um deles, e que tem sua origem no workshop de Jogos e Saúde, criado por Márcia Ito e Marcelo de Vasconcellos, professor de pós-graduação da Casa de Oswaldo Cruz (COC). O workshop teve sua primeira edição em 2016 e veio crescendo até chegar à categoria de Trilha – espaço plural e trocas sobre pesquisa e desenvolvimento entre jogos e saúde.  

Neste ano, a novidade é que na coordenação (que é rotativa) estão duas pesquisadoras da Fiocruz: Flávia Garcia de Carvalho, designer do Multimeios/Icict e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz, membro do Grupo de Pesquisa Jogos e Saúde, e Cynthia Macedo Dias, professora-pesquisadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde (NUTED), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)/Fiocruz, e membro dos Grupos de Pesquisa Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação (PUC-Rio) e Jogos e Saúde (Fiocruz). 

A expectativa é grande, segundo Flávia Carvalho: “neste ano, faremos a primeira edição, pós-pandemia, em formato presencial. Para se ter uma ideia de como o tema Jogos e Saúde está aumentando o interesse das pessoas, em 2021, dos 34 trabalhos submetidos, 21 foram aceitos”. Isto revela o impacto do tema na produção dos games e nas pesquisas acadêmicas realizadas. 

Para Flávia Carvalho, “antes não existia no Brasil um evento dedicado à interseção entre jogos e saúde, abarcando as características interdisciplinares de ambos. Entretanto, como a saúde é um tema amplo e de grande interesse de todos, anualmente encontrávamos diversos trabalhos envolvendo o tema espalhados entre as diversas trilhas e atividades do SBGames. A ideia foi criar um espaço para reunir os autores desses trabalhos, fomentar o debate acadêmico e a troca de experiências”. 

Os interessados em participar com os seus artigos devem observar os tópicos de interesse na edição de 2022, que são: Avaliações e análises do impacto de jogos aplicados à saúde; Conceito de saúde nos jogos; Ética na pesquisa e desenvolvimento de jogos em saúde; Jogos sérios sobre saúde ; Jogos de entretenimento e sua relação com a saúde; Jogos para promoção da saúde; Jogos como meio de comunicação em saúde; Jogos em práticas educativas em saúde; Jogos na educação de profissionais em saúde; Jogos e políticas de saúde; Métodos e técnicas para o desenvolvimento de jogos aplicados à saúde; Métodos e técnicas para a avaliação de jogos aplicados à saúde; Realidade aumentada e virtual aplicada em jogos em saúde; e Uso de jogos em terapias. 

Os autores dos melhores artigos completos (Full Papers) serão convidados a submeter uma versão estendida de seus trabalhos para uma chamada especial do Journal of Interactive Systems (JIS) para publicação em 2023. 

O SBGames é promovido anualmente pelo Grupo de Interesse Especial em Jogos e Entretenimento Digital (CEJOGOS), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Para saber mais sobre o evento, acesse a página SBGAMES 2022. 

Voltar ao topoVoltar