Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Manguinhos recebe seminário sobre mídia e literatura quinta-feira (29/11)


27/11/2018

Por: Luiza Gomes (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

O seminário Literatura no Dente – Favelofagia e outras poéticas políticas, promovido pelo Ecomuseu de Manguinhos, realiza nesta quinta-feira (29) sua quarta edição. Com o mote Mídia e Literatura na Reabilitação das Utopias, duas atividades serão promovidas no Espaço Casa Viva, em Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro: às 13h, uma roda de leitura e às 15h o programa Ciência & Letras, do Canal Saúde, gravará o debate com comunicadores e editores populares. O evento é gratuito e aberto ao público.

Na roda de leitura, serão comentadas três obras contemporâneas: O Sol na Cabeça, de Giovanni Martins; Insubmissas Lágrimas de Mulheres, da Conceição Evaristo; e Entre o Mundo e Eu, do Ta Nehisi Coates. Moradores de Manguinhos, Maré e Jacaré, além de ativistas no campo da literatura farão as provocações a partir de fragmentos dos textos.

Às 15h, o tema do debate será sobre a "circulação das ideias literárias que apontam perspectivas emancipatórias". Participam desta mesa Renato Frias, apresentador do Programa Ciência & Letras do Canal Saúde; Mariana Araujo, da Editora Mórula; Brunna Arakaki, da Cooperação Social da Fiocruz; performar e produtor de zine Batman Pobre.  

Literatura como direito humano

Desde a sua primeira edição, como parte da Agenda Cultural Mandela Vive em 2015, o seminário Literatura no Dente instiga a reflexão sobre as características excludentes da produção editorial no Brasil.  Segundo pesquisa da Universidade de Brasília, o perfil do romancista brasileiro é homem, branco, de classe média, nascido no eixo Rio-São Paulo – o que se reproduz nas vozes narrativas, nos protagonistas e coadjuvantes.

Desde então, o Ecomuseu de Manguinhos e o Bando Editorial Favelofágico – um de seus empreendimentos culturais – realizam residências literárias com escritores de favelas e bairros periféricos, organizam seminários e outros tipos de ações que têm como mote a pluralização das vozes literárias publicadas nos livros e o reconhecimento da arte e cultura produzida nas periferias. Suas ações se articulam com a Lei que instituiu neste ano a Política Nacional de Leitura e Escrita (Nº 13.696).

A atividade integra o eixo de Território, Arte e Saúde do Programa de Promoção de Territórios Urbanos Saudáveis da Cooperação Social da Fiocruz, que discute a produção cultural como determinante social da saúde. O programa realiza assessoramento de organizações comunitárias e coletivos de territórios vulnerabilizados como estratégia para fortalecer o tecido social dessas localidades e contribuir para promoção da saúde. Está inserido no Programa Institucional de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Fiocruz.

Serviço

4º Seminário Literatura no Dente: Mídia e Literatura na Reabilitação das Utopias

Data: 29/11/2018 (quinta-feira)
Horário: A partir das 13h
Local: Espaço Casa Viva 
Endereço: Rua Capitão Bragança, nº 142 – Manguinhos – Rio de Janeiro
Inscrições no local 

Voltar ao topoVoltar