Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inscrições abertas para o Curso de Verão A Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul


13/01/2020

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) está com inscrições abertas para a terceira edição do curso de verão A Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul, desenvolvido por meio da parceria entre o Núcleo Ecologias, Epistemiologias e Promoção Emancipatória da Saúde da Ensp (Neepes) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). Coordenado pelos pesquisadores Marcelo Firpo (Ensp) e João Arriscado Nunes (CES), o curso de verão estará com inscrições abertas até 4 de fevereiro.
 
A proposta de formação tem por objetivo central intensificar, na perspectiva da saúde coletiva, as discussões em torno dos estudos pós-coloniais e da obra do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, sintetizada na proposição das epistemologias do sul. A formação contará com docentes das duas instituições, entre eles Bruno Sena Martins (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra), Paulo Amarante (LAPS/Ensp), Tatiana Wargas e Roberta Gondim (Ensp), Diogo Ferreira da Rocha e Marina Fasanello (Neepes).
 
“As epistemologias do sul envolvem uma perspectiva relacionada ao entendimento crítico da sociedade capitalista atual, a partir dos seus três eixos de dominação: o capitalismo, o colonialismo e o patriarcado. Além disso, envolve uma compreensão de que existem exclusões radicais com relação aos povos e populações do sul global, como os indígenas, os povos de matriz africana, quilombolas, mulheres, pessoas da comunidade LGBTQ+, e outros mais. O curso apresenta ideias sobre como construir caminhos emancipatórios na sua relação com a saúde coletiva”, afirmou o coordenador Marcelo Firpo.
 
Acesse a ementa do curso.
 
Conheça os Cursos de Verão da Ensp.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar