Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz obtém excelente resultado na avaliação quadrienal da Capes


16/09/2022

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)

Compartilhar:

Os programas de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz obtiveram um excelente resultado na avaliação quadrienal (2017-2020) feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e divulgada neste mês de setembro. Junto com o bom desempenho geral, também foi constatada uma expressiva melhora em relação ao quadriênio anterior, pois dos 45 programas da Fundação, somando cursos próprios e aqueles em associação com outras instituições, 18 – 11 acadêmicos e 7 profissionais – viram suas notas aumentarem. Outros 25 – 16 acadêmicos e 9 profissionais – mantiveram as notas anteriores, que em alguns casos já eram elevadas. Essa avaliação ainda passará por uma fase de recursos, podendo os resultados finais serem ainda melhores.

Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado destaca que o êxito é fruto do trabalho de coordenadores, docentes, equipes das secretarias acadêmicas e discentes, com o apoio das unidades e da Presidência da Fiocruz, apesar de o cenário de dificuldades no financiamento da ciência e da pós-graduação. “A pandemia, que atingiu o país a partir de 2020, exatamente o último ano do quadriênio avaliado, exigiu uma rápida e intensa adaptação dos processos educacionais e esforços para viabilizar a conclusão de pesquisas, mesmo diante das exigências de distanciamento físico e da sobrecarga de docentes e estudantes, que assumiram novas responsabilidades no cenário da emergência sanitária”, explica Cristiani.

Entre os programas acadêmicos, a proporção de programas reconhecidos como de excelência (notas 6 ou 7) subiu de 27% para 41%. E a proporção de programas com notas maiores ou igual a 5, consideradas altas, subiu de 58% para 69%. Os programas profissionais também tiveram resultados muito positivos. A proporção de programas com notas 4 e 5, as mais elevadas para a modalidade, subiu de 56% para 94%. Dos 7 programas que tinham nota mínima na avaliação anterior, ou ainda não haviam sido avaliados por serem novos, 6 melhoraram seus desempenhos no período e mudaram de patamar.

Coordenadora-geral de Educação da Fiocruz, Cristina Guilam aponta a importância de iniciativas coletivas de planejamento institucional e autoavaliação, expressas na atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional da Educação 2021-2025 e na realização de um estudo de egressos, de 2013 a 2020, que permitiram demonstrar os efeitos positivos da formação na Fiocruz para a trajetória profissional dos mestres e doutores titulados, comprovando o impacto social dos programas. “As ações de internacionalização, de solidariedade e de nucleação também podem ter contribuído para esse bom resultado. Muitos programas da Fiocruz têm atuado em parceria entre eles e com universidades, para a oferta de turmas descentralizadas, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que têm proporcionalmente menos doutores do que o Sudeste e o Sul”, comenta Cristina.

Para a coordenadora-geral Adjunta de Educação da Fiocruz, Eduarda Cesse, as estratégias institucionais coletivas promovidas a partir dos debates na Câmara Técnica da área também teriam sido responsáveis pelos bons resultados. Segundo ela, “um exemplo é a expansão das ações afirmativas na pós-graduação, para favorecer o acesso e a permanência de estudantes, incluindo o aumento das vagas de cotas; o Programa de Inclusão Digital; e, mais recentemente, a proposta de criação do Auxílio à Permanência do Estudante na Pós-Graduação”.

Cristiani Machado sublinha que os programas de Mestrado Profissional têm imensa relevância na formação de quadros para o Sistema Único de Saúde (SUS), para a atuação na gestão pública, na atenção à saúde, na vigilância, na pesquisa aplicada e no desenvolvimento e produção de insumos. “Alguns mestrados inovadores também tiveram seus esforços reconhecidos, como o de ciência em animais de laboratório e o de divulgação científica. A elaboração de produtos técnicos de alta relevância também pode ter contribuído para um resultado favorável”, observa a vice-presidente.

A dirigente antecipa os objetivos dos programas de pós-graduação da Fiocruz para os próximos anos. Entre eles, consolidar as ações afirmativas voltadas ao acesso e permanência e a Política de Apoio ao Estudante; intensificar a internacionalização dos programas e a oferta de turmas integrada entre programas de diferentes unidades da Fiocruz, bem como as parcerias interinstitucionais para a redução das desigualdades na formação; expandir a disponibilidade de disciplinas transversais sobre temas estratégicos; e promover ações que visem assegurar a abrangência e qualidade da formação e da produção acadêmica dos programas.

Programas acadêmicos que tiveram aumento de nota

Nota 4:
Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (COC);
Saúde Pública na Amazônia – Doutorado (Fiocruz Amazônia-UFAM-UEA, em 1ª avaliação);
Pesquisa Traslacional em Fármacos e Medicamentos (Farmanguinhos, em 1ª avaliação).

Nota 5:
Saúde Pública (Fiocruz Pernambuco);
Saúde Coletiva (Fiocruz Minas);
Biociências e Biotecnologia (Fiocruz Paraná).

Nota 6: História das Ciências (COC);
Informação e Comunicação em Saúde (Icict);
Saúde da Criança e da Mulher - Saúde Coletiva (IFF);
Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (INI).

Nota 7 (nota máxima):
Ensino em Biociências e Saúde (IOC).

Programas profissionais que tiveram aumento de nota

Nota 4:
Políticas Públicas e Saúde (Fiocruz Brasília);
Educação Profissional em Saúde (EPSJV);
Ciência em Animais de Laboratório (ICTB);
Pesquisa Clínica (INI);
ProfSaúde (Fiocruz em rede com universidades);
Vigilância e Controle de Vetores (IOC).

Nota 5 (nota máxima):
Saúde Pública (Fiocruz Pernambuco).

 

Leia mais:

Fiocruz regulamenta dupla diplomação e titulação na pós-graduação stricto sensu com instituições estrangeiras

Articulação e dinamismo: grupo acompanhará implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional da Educação da Fiocruz

Novo projeto vai oferecer disciplinas articuladas entre instituições de ensino

Fiocruz divulga resultados de sua primeira pesquisa de egressos

Coordenadoras-gerais de Educação da Fiocruz comentam medidas atualizadas, a experiência acumulada e a expectativa para o novo ano letivo na instituição

Fiocruz lança e-book sobre percurso avaliativo de cursos de especialização

Fiocruz recebe estudantes americanos em parceria com a Universidade de Princeton

No aniversário da Fiocruz, CVF destaca o papel da educação no enfrentamento da pandemia e desigualdades

Fiocruz lança chamadas de Prêmio de Teses e Medalha de Mérito Educacional 2022

Fiocruz realiza missão em Moçambique com foco em ensino e pesquisa

Voltar ao topoVoltar