Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz divulga nota do Conselho Deliberativo frente ao Corte no Orçamento em Saúde, CT&I e Educação


07/06/2022

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Compartilhar:

O Conselho Deliberativo da Fiocruz, em reunião ordinária realizada em 03/6/2022, vem manifestar sua preocupação com os cortes orçamentários em saúde, em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e em educação. Em especial no caso do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e os de fomento das universidades, foram retirados todos os recursos que seriam empenhados neste ano.

As atividades da Fiocruz, reconhecidas pela sociedade brasileira, são baseadas em ciência, tecnologia e educação. Prestamos serviços de atenção à saúde por profissionais que são também pesquisadores, técnicos e gestores da ciência. Fornecemos informações para a população se prevenir, proteger, organizar e procurar nosso SUS com base em nossas atividades científicas. Produzimos a primeira vacina 100% nacional como fruto de nossa atividade científica, tecnológica e de inovação. Ofertamos os kits para diagnóstico, os mais precisos do país, com base na ciência, na tecnologia e na educação fornecida aos nossos profissionais e técnicos.

Nenhuma dessas atividades foi desenvolvida de modo isolado. Nossa ciência vem das parcerias com universidades e instituições de ensino, sobretudo as públicas. Nossas tecnologias e inovações foram desenvolvidas em parceria com institutos nacionais de CT&I e empresas inovadoras. Nossos serviços de referência, fazemos em rede com os profissionais de atenção básica, de hospitais e de instituições científicas financiadas com recursos públicos.

Devemos centenas de milhares de vidas salvas no Brasil à ciência, à tecnologia e à educação. Sem conhecimento não haveria vacinas, testes e informação sobre nossa própria população, que se basearam na ciência como fator essencial do desenvolvimento.

O futuro do país depende das decisões tomadas agora. Por isso, exortamos o restabelecimento dos recursos essenciais para a ciência, para a educação e para a vida da sociedade brasileira.

Voltar ao topoVoltar